quarta-feira, 5 de outubro de 2016

António Guterres será o novo secretário-geral da ONU




António Guterres será o próximo secretário-geral da ONU, depois de não ter recebido qualquer “chumbo” dos cinco estados com poder de veto, naquela que foi a sexta votação. O futuro SG da ONU conhece bem o dossier do Sahara Ocidental, tendo-o acompanhado de muito perto quando exerceu as funções de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados. A sua personalidade, enquanto homem e político, levam a crer o povo saharaui que ele saberá conduzir o processo de descolonização da mais antiga colónia de África com total espírito de diálogo, isenção mas, simultaneamente, com firmeza dos princípios que constam da carta da ONU.


Um candidato consensual

António Guterres está prestes a tornar-se o próximo secretário-geral da ONU, depois de não ter recebido qualquer "chumbo" dos cinco estados com poder de veto, naquela que foi a sexta votação.
António Guterres venceu esta quarta-feira a sexta votação informal seguida (num total de seis realizadas, e na primeira em que participou a búlgara Kristalina Georgieva), sem que nenhuma das potências com poder de veto (Estados Unidos, China, Rússia, França e Inglaterra) tenha votado contra o ex-Alto Comissário do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). De acordo com o jornal Washington Post, o Conselho de Segurança confirmou que Guterres foi escolhido por unanimidade para exercer o cargo de secretário-geral da instituição.
Guterres é, assim, oficiosamente o novo secretário-geral das Nações Unidas. Agora o nome do português será recomendado à Assembleia Geral da organização, que deverá aclamá-lo líder da ONU já esta quinta-feira, 6 de Outubro, na assembleia marcada para as 15:00. Antes, ainda durante a manhã de amanhã, o Conselho de Segurança irá votar formalmente para confirmar que será Guterres o nome a apresentar à Assembleia Geral.

Leia os artigos publicados no nosso blog sobre António Guterres e a questão do Sahara ocidental:


Sem comentários:

Enviar um comentário