quarta-feira, 30 de novembro de 2016

ACNUR expressa preocupação com quebra das contribuições dos países doadores aos refugiados saharauis




Genebra (Suíça) 30/11/ 2016 (SPS) – O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) expressou preocupação pela diminuição significativa das contribuições dos países, causando uma deterioração preocupante na situação humanitária nos Acampamentos de Refugiados Saharauis, sobretudo depois das inundações em Outubro de 2015 e em Agosto de 2016, que ocasionaram graves danos nas infraestruturas e habitações.

Na reunião dos países doadores que se realizou ontem, terça-feira, na sede da Missão Permanente da Coreia do Sul em Genebra e a que assistiram mais de 20 países doadores que contribuem para os programas do ACNUR para os refugiados saharauis, os presentes expressaram preocupação pela situação dos refugiados saharauis e manifestaram intenção de incrementar a sua ajuda.

A reunião foi aproveitada para se fazer uma avaliação da situação humanitária dos refugiados saharauis, onde a ACNUR apresentou um balanço geral das necessidades humanitárias dos acampamentos de refugiados saharauis para o ano 2017 e o deficit de recursos financeiros do ano de 2016.

A reunião decorreu por iniciativa do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, durante a sua histórica visita aos acampamentos de refugiados saharauis no mês de março do corrente ano.


Cabe recordar que o regime marroquino tentou, em vão, fazer fracassar esta iniciativa, apesar do seu carácter humanitário. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário