sábado, 14 de outubro de 2017

Horst Köhler visita os acampamentos de refugiados saharauis na próxima semana




Argel, 13 de Outubro de 2017 (SPS)- Fontes saharauis revelaram esta sexta-feira que o enviado pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, o alemão Horst Köhler, visitará os acampamentos de refugiados saharauis a 18 e 19 de outubro, segundo refere  a agência argelina APS.

Esta será a primeira visita de Köhler à região desde a sua nomeação em setembro pelo secretário-geral António Guterres como seu enviado pessoal para o Sahara Ocidental, em substituição do diplomata norte-americano Christopher Ross.

O enviado da ONU para o Sahara Ocidental tinha referido a sua intenção de visitar a região em breve para reatar o processo de paz, depois de cinco anos de bloqueio, resultante das manobras marroquinas.

O representante da Frente Polisario junto da ONU, Ahmed Bujari, reiterou a semana passada em Nova Iorque, diante da Quarta Comissão da ONU sobre a descolonização, o firme compromisso da parte saharaui de cooperar com o novo emissário da ONU, Horst Köhler para revitalizar o processo da ONU.

“A nossa posição tem sido coerente, clara e transparente. Esta é a posição das Nações Unidas e da União Africana sobre uma questão de descolonização, orientada pelo princípio de autodeterminação”, acrescentou.

Köhler realizou várias reuniões e consultas com o objetivo de relançar as negociações entre a Frente Polisario e Marrocos. Em particular, manteve conversações com a delegação da Frente Polisario, dirigida pelo coordenador saharaui junto da Minurso, Mhamed Khadad, sobre as perspetivas do processo da ONU no Sahara Ocidental.

É esperado que o sucessor de Christopher Ross apresente o seu primeiro relatório sobre o Sahara Ocidental num prazo de seis meses.




Sem comentários:

Enviar um comentário