sábado, 3 de março de 2018

Polisario pede à Comissão da EU que mande retirar os barcos europeus que pescam em àguas do Sahara Ocidental





Bruxelas – SPS/EFE – 03-03-2018 - A Frente Polisario solicitou à Comissão que ordene a retirada de todos os navios europeus, quase todos espanhóis, que pescam nas águas saharauis e que, de acordo com o acórdão do Tribunal de Justiça Europeu, não estão incluídas no acordo de pesca que a UE mantém com Marrocos.

O advogado dos saharauis, o francês Gilles Devers, disse que preparou uma carta para ser enviada à Comissão Européia pedindo-lhe que ordene aos barcos de pesca europeus que pescam nas águas do Sahara Ocidental que abandonem suas atividades uma vez que, desde "a sentença, estão numa situação ilegal». Os líderes saharauis afirmam que estão preparando um recenseamento dos barcos de pesca que se encontram atualmente em águas que consideram estar sob sua jurisdição para interpor ações legais contra deles. 

Esta é a segunda sentença do Tribunal de Justiça Europeu do Luxemburgo que afirma claramente que o território da antiga colónia espanhola não faz parte de Marrocos, embora esta seja a primeira vez que as águas territoriais tenham sido formalmente discutidas.

Gilles Devers afirma que as autoridades saharauis também entrarão em contacto com as associações de armadores espanholas para tentar encontrar uma solução pragmática. "Rejeitamos essa versão de chantagista de que a sentença causa grandes danos económicos aos pescadores. Primeiro, porque já os antes o advertiramos que a sentença nos daria o razão e, , depois porque se querem continuar a pescar só precisam entrar em contato conosco ».

O representante oficial da Frente Polisario emBruxelas, Mohamed Sidati, assegurou por seu lado que os saharauis «estão dispostos a procurar medidas e vias para estabelecer acordos construtivos, porque sabemos os efeitos que tem para a frota espanhola, mas exigimos que se aplique a sentença».

Sem comentários:

Enviar um comentário