domingo, 1 de abril de 2018

Conferência Internacional de apoio ao Sahara Ocidental (EUCOCO-2018) tem lugar em Madrid





O presidente da EUCOCO (Conferência Europeia de Coordenação de Solidariedade com o Sahara), Pierre Galand, disse sexta-feira que o evento terá lugar em novembro, na cidade de Madrid.

Durante a sua intervenção na Conferência Internacional do Direito dos Povos à Resistência que teve lugar este fim-de-semana na capital argelina, o belga Pierre Galand disse que os detalhes desse encontro serão ultimados numa reunião que se realizará a 22 de maio em Bruxelas e em que participarão parlamentares de toda a Europa.

"Temos que nos ver em maio para debater como vamos conseguir que todos os parlamentos da Europa e do mundo se mobilizem para juntos impulsionar a voz da justiça e do direito à autodeterminação do povo saharaui", disse Galand.

A sexta Conferência Internacional dos Direitos dos Povos à Resistência, dedicada este ano ao povo saharaui realizou-se este fim-de-semana na localidade argelina de Sidi Fredj, próxima da capital argelina.
Falando aos participantes no evento, o presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), Brahim Gali, instou a União Europeia (UE) a aplicar de "forma rápida e estrita" a última decisão do Tribunal de Justiça Europeu sobre o acordo de pesca com Marrocos e alertou para os efeitos negativos ​​"de um qualquer truque" em águas territoriais saharauis e direitos de pesca.

"Advertimos uma vez mais de que qualquer tentativa de enganar a sentença do Tribunal a fim de chegar a um acordo entre a União Europeia e o Reino de Marrocos que afetem os territórios e águas territoriais do Sahara Ocidental é um ato ilegal e irresponsável, uma violação flagrante do direito europeu e do direito internacional ", disse Gali.

Em janeiro, o Tribunal de Justiça da União Europeia validou o acordo de pesca UE-Marrocos, considerando que ele não se aplica ao Sahara Ocidental ou às suas águas adjacentes, o que significa que os navios da UE não devem pescar naquela zona.

Sem comentários:

Enviar um comentário