segunda-feira, 25 de junho de 2018

IUSY renova apoio à luta do povo saharaui pela liberdade e independência





Roma, 24 de junho de 2018 (SPS)- A União Internacional das Juventudes Socialistas (IUSY) renovou este sábado o seu apoio à luta do povo saharaui pela liberdade e a independência.

No comunicado final divulgado no termo dos trabalhos da Reunião do Comité da Internacional Socialista para o Médio Oriente,a IUSY insta as Nações Unidas a assumir as suas responsabilidades em relação ao povo saharaui e a pressionar por uma solução que garanta o direito à autodeterminação e a descolonização do Sahara Ocidental.

Na declaração final, a IUSY faz um apelo aos países da União Europeia para que acatem as resoluções da legitimidade internacional relacionadas com o Sahara Ocidental e cumpram de forma cabal a sentença do Tribunal Europeu de Justiça.

A declaração também exige o respeito dos direitos humanos nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental.

A União Internacional das Juventudes Socialistas faz ainda um apelo aos países doadores para que concedam um apoio humanitário sustentável aos refugiados saharauis.

A reunião mediterrânica das Juventudes Socialistas que teve início na sexta-feira e a que assistiu que uma delegação da União de Estudantes Saharauis analisou vários temas da actualidade como os conflitos no Médio Oriente e na África do Norte e o seu impacto na região mediterrânica, entre outros.



Sem comentários:

Enviar um comentário