segunda-feira, 23 de julho de 2018

Argélia e Mauritânia inauguram primeiro posto fronteiriço perto de Tindouf



A comissão Argelino-Mauritana ultima os preparativos para inauguração do primeiro posto fronteiriço terrestre que ligará Argélia à Mauritânia. A informação foi veiculada no sábado, 21 de julho, pela Rádio Televisão da Argélia, canal oficial na sua edição em língua árabe e foi difundida pela imprensa televisiva e escrita da Mauritânia.

Os dois países preparam-se para abrir a primeira fronteira no final de julho, no marco de uma política de fortalecimento de laços económicos e de amizade, garantindo a circulação de pessoas e bens. Servirá também para fortalecer o controle de segurança da fronteira entre as duas nações africanas. Com este passo abre-se uma nova época de integração entre os países norte-africanos com os do Sahel, segundo informou o canal de televisão da Argélia.

A Alta Comissão Conjunta argelino-mauritana autorizou a construção do posto fronteiriço na sua última reunião, em dezembro de 2017, em Argel. O ponto escolhido da raia para instalar o posto fronteiriço situa-se a 75 quilómetros da cidade argelina de Tindouf e prosseguirá por estrada até à cidade mauritana de Zoueirat, daí ligando à capital da Mauritânia, Nouakchott.

Acampamentos de refugiados saharauis junto da cidade argelina de Tindouf - Foto de Bernat Millet


A criação deste 1.º posto terrestre transfronteiriço e a ligação rodoviária entre os dois países magrebinas, quem têm uma fronteira terrestre que se estende ao longo de 460 km, não são alheias à disputa existente entra Marrocos e a Argélia, consequência, em grande parte, da ocupação ilegal do Sahara Ocidental pela reino cherifiano; mas, também, das más relações que a Mauritânia tem com o Reino de Marrocos desde há alguns anos a esta parte.

O novo posto fronteiriço a ligação rodoviária situam-se muito próximos dos acampamentos de refugiados saharauis, cuja existência remonta à ocupação do Sahara Ocidental por Marrocos em 1975.



Sem comentários:

Enviar um comentário