segunda-feira, 23 de julho de 2018

Marrocos rouba os recursos do povo saharaui e a Comissão Europeia é cúmplice deste roubo


Mohamed Sidati


Frente Polisario reafirma que acordo pesqueiro que inclua as águas do Sahara Ocidental viola a sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia

Bir Lehlu (Territórios Libertados), 22 de julho de 2018 (SPS) - A Frente Polisario, através do seu ministro delegado para a Europa e membro do Secretariado Nacional, Mohamed Sidati, afirma que o texto do novo acordo de pesca que inclui as águas do Sahara Ocidental viola o acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia.

Declaração de Mohamed Sidati:

A Comissão Europeia e Marrocos acordaram em 20 de julho um texto de um acordo de pesca que inclui as águas do Sahara Ocidental, violando assim o acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia de 27 de fevereiro de 2018.

Quando sabemos que as capturas de navios europeus nas águas do Sahara Ocidental nos últimos anos representaram mais de 91% do total das capturas europeias negociadas com Marrocos, menos de 9% das quais foram feitas em águas autenticamente marroquinas, ficamos indignados ao ouvir o ministro da agricultura e Pesca espanhol dizer que espera que, "em breve, os barcos espanhóis voltem a pescar em águas marroquinas!".

O Sahara Ocidental não pertence a Marrocos, nem as águas adjacentes que fazem parte de sua zona económica exclusiva. O Tribunal de Justiça disse-o muito claramente. Marrocos também não é o "potência administrante" do Sahara Ocidental, porque não cumpre qualquer mandato nesse sentido com a ONU. Marrocos ocupa militarmente o território saharaui, constrói um muro cercado por minas antipessoais que separa violentamente o povo saharaui, parte do qual teve que refugiar-se na Argélia.

Quando ouvimos a Comissão Europeia dizer que fez "melhorias" no texto do acordo de pescas "para maximizar os benefícios para as populações locais nas áreas afectadas, respeitando os princípios da gestão sustentável e equitativa dos recursos pesqueiros", isso apenas pode ser visto como uma mentira, uma falácia, como hipocrisia.

Sem comentários:

Enviar um comentário