sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Não há confederação com Marrocos como solução para a ocupação do Sahara Ocidental





Fonte: DLRS

Mhamed khaddad desmente uma confederação com Marrocos como solução para a ocupação do Sahara Ocidental.
A Frente Polisario nega os rumores veiculados pela imprensa marroquina e alguns meios de comunicação espanhóis, que atribuem ao enviado pessoal do Secretário Geral da ONU, Horst Köhler, "um suposto roteiro consistindo de uma alegada confederação com Marrocos como solução para a ocupação do Sahara Ocidental".
Ontem, num diálogo com o Diario La Realidad, o chefe da Comissão de Relações Exteriores da Frente Polisario e coordenador da Missão para o Referendo no Sahara Ocidental, Mhamed khaddad, esclareceu que o enviado pessoal da ONU fez chegar às partes do conflito, a Frente Polisario e o Reino de Marrocos, bem como às partes observadoras do conflito - Argélia e Mauritânia – um convite para participar numa ronda de negociações que começará em outubro próximo.
Khaddad disse que o movimento saharaui respondeu favoravelmente ao convite de Köhler, enquanto o representante do Marrocos na ONU não deu qualquer resposta, porque "Marrocos rejeita qualquer negociação com a Polisario, na sua tentativa de boicotar os esforços das Nações Unidas e atrapalhar a busca de uma solução para o conflito saharaui."
O diplomata saharaui explicou que "é verdade que há uma nova dinâmica no dossier, um interesse crescente desde Abril passado com a linha seguida pelo Conselho de Segurança, que reduziu o período de extensão da MINURSO de um ano para seis meses, e tudo indica que isso será repetido. Em menos de dois meses, o enviado pessoal da ONU voltou ao Conselho de Segurança e apresentou outra exposição". Mhamed Khaddad disse que "esta dinâmica realmente não agrada nada a Marrocos, tem medo porque a sua aposta é manter o status quo no Conselho de Segurança, apoiado pela França, que não deixava que nada se mexesse sobre o assunto".
Khaddad, confirmou a dinâmica que o processo está tomando a nível internacional, disse que "há interesse e muitas opções estão a ser consideradas e isso é evidente, mas até agora não recebemos nada sobre isso. Marrocos tem sérios problemas, está entalado e tem muitas frentes abertas. Não está a encontrar coisas boas vindas das Nações Unidas como o status quo que a França queria". Quanto ao apoio de outros países membros permanentes no Conselho de Segurança, Khaddad observou que "a Rússia fez ontem uma boa declaração de apoio às negociações; o compromisso de Marrocos com a União Africana após a sua reentrada, com a qual visava dominar a situação e nos expulsar, também foi um fracasso. E ao nível do Tribunal Europeu, nem é bom falar, já que ela é tão evidente, apesar do impulso que alguns políticos que tentaram impor à justiça, mas mais cedo ou mais tarde eles não terão outra escolha senão aceitar a decisão do Tribunal ".


Sem comentários:

Enviar um comentário