quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Espanha: Intergrupo no Congresso dos Deputados pede compromisso claro com o povo saharaui





Madrid, 26 de Setembro de 2018 (SPS) - O Intergrupo de apoio ao Sahara Ocidental no Congresso dos Deputados de Espanha reuniu-se com a delegada da Frente Polisario, Jira Bulahi, para analisar os últimos acontecimentos da luta saharaui e coordenar o plano de ação para o próximo trimestre.

Os representantes das diferentes forças políticas no congresso abordaram as manobras realizadas pela União Europeia e as tentativas de burlar a sentença do julgamento do Tribunal de Justiça Europeu que exclui as áreas ocupadas do Sahara Ocidental de qualquer tratado com o Reino de Marrocos.

Sergio Pascual, deputado do Podemos, sublinhou que "o acordo de pescas com Marrocos não pode incluir o Sahara Ocidental porque essas águas territoriais não lhe pertencem, e porque a melhor forma de garantir a segurança jurídica dos pescadores é que o acordo de pesca seja feito com o verdadeiro dono daquelas águas, que é o povo saharaui, a Frente Polisário e a República Saharaui. "

Por sua parte, Fernando Maura, deputado por Ciudadanos, manifestou interesse pela evolução das negociações exigidas pela ONU e nas manobras do regime marroquino para obstruir o trabalho do enviado especial, Horst Köhler.

Para Enric Bataller, deputado por Compromis, há que continuar a exigir o reconhecimento da República Saharaui por parte de Espanha.

Outras propostas para este trimestre foram abordadas, como a presentada pelo deputado do PNV, Iñigo Barandiaran, de solicitar encontros oficiais com o atual governo para aclarar a posição sobre a sentença do Tribunal Europeu ou, inclusive, o respeito pelo processo de descolonização.

Na reunião, organizada na sala Herrero Miñón do Congresso dos Deputados, temas relacionados com a organização da 43.ª EUCOCO ou a situação degradante dos direitos humanos nas áreas ocupadas, marcada pela repressão continuada do regime marroquino contra o População civil saharaui, foram também tema de debate.

Jira Bulahi, representante da Frente Polisário, disse que "devemos continuar a defender o direito internacional e a fazer parte da solução e não do problema".

Por último, acordou-se redobrar as ações para reforçar o debate sobre o Sahara Ocidental e assumir compromissos claros para garantir ao povo saharaui o exercício dos seus legítimos direitos.

O intergrupo no Congresso dos Deputados da Espanha é constituído por representantes das principais forças políticas e seu trabalho é defender o direito internacional no Sahara Ocidental. Mantém uma estreita colaboração com os representantes do povo saharaui, a Frente Polisário, para fazer um acompanhamento exaustivo da luta saharaui.

Sem comentários:

Enviar um comentário