sábado, 6 de outubro de 2018

SG da ONU anuncia acordo de Rabat e da Polisario




Liberté Algerie – 06-10-2018 – artigo de Merzak Tigrine - No seu relatório ao Conselho de Segurança da ONU, António Guterres, que quer uma prorrogação de um ano do mandato de Minurso, disse que Marrocos e a Frente Polisario concordaram em participar nas conversações que Horst Köhler pediu.

Marrocos e a Frente Polisario concordaram a 2 e 3 de outubro, respectivamente, em participar dessas "discussões preliminares", diz o secretário-geral da ONU no seu relatório enviado quarta-feira ao Conselho de Segurança. António Guterres disse estar confiante em relação às respostas da Argélia e da Mauritânia em estatarem presentes enquanto Estados vizinhos. Nesse sentido, ele enfatizou: "Exorto as partes e os vizinhos a chegarem à mesa das negociações de boa fé e sem condições prévias" nos dias 5 e 6 de dezembro, na Suíça, após o convite que lhes foi endereçado em final de setembro. Pelo emissário Horst Köhler.

No documento endereçado aos quinze membros do Conselho de Segurança, António Guterres observa "desenvolvimentos positivos" no comportamento da Frente Polisario, e na disposição da Argélia e da Mauritânia em ter "um papel mais ativo no processo de negociações e um “sinal encorajador" de Marrocos ao facilitar as viagens do Sr. Köhler ao Sahara Ocidental durante a sua recente missão.

Quanto ao mandato da MINURSO, o SG da ONU escreve no seu relatório: "Recomendo ao Conselho estender o mandato do Minurso por um ano, até 31 de Outubro de 2019, a fim de conceder ao meu enviado espaço pessoal e tempo (necessário) para criar as condições necessárias para o avanço do processo político”. "O papel da MINURSO foi fundamental para permitir ao meu enviado pessoal, graças aos intensos esforços feitos nos últimos seis meses, fazer progressos significativos na busca de uma solução política para a questão do Sahara Ocidental", afirma o SG da ONU para justificar o seu pedido de prorrogação de um ano do mandato da MNURSO. No entanto, os EUA parecem querer acabar com esta missão depois de terem limitado a sua extensão para seis meses em Abril, em vez dos 12 meses habituais até agora cada ano e que perduraram duas décadas. Mas o SG da ONU argumenta que "manter condições pacíficas e estáveis ​​no solo é essencial para promover uma retomada do processo político", e que "a MINURSO continua a ser um elemento-chave das Nações Unidas para obter uma solução política justa, sustentável e mutuamente aceitável ". O Conselho de Segurança, que se prepara para renovar o mandato da MINURSO a 29 de outubro, incluiu na sua agenda duas sessões de discussões sobre a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental para 9 e 11 de outubro, cujo tema principal será a duração do novo mandato da missão.





.

Sem comentários:

Enviar um comentário