terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Noite de distúrbios no Sahara Ocidental ocupado: violentas cargas policiais em El Aaiún



El Aaiún, 01/01/2019, (EL CONFIDENCIAL SAHARAUI) - Por Lehbib Abdelhay/ECS – O o Sahara Ocidental volta a conhecer uma jornada violenta de repressão protagonizada pelas forças de ocupação de Marrocos. As vítimas foram desempregados que reclamavam um posto de trabalho. Segundo cifras não oficiais, o desemprego afeta 98% dos elementos do sexo masculino em idade de trabalhar.

Uma nova noite de distúrbios ocorreu esta segunda-feira na cidade ocupada de el Aaiún, capital histórica do Sahara Ocidental, onde tiveram lugar confrontos entre jovens desempregados e forças de ocupação marroquinas.
Depois de uma manifestação pacífica nas ruas de el Aaiún, a intervenção policial marroquina provocou violentos incidentes, tendo a manifestação convocada pela coordenadora dos desempregados saharauis acabado com incidentes muito violentos.
Segundo fontes dos defensores de direitos humanos em El Aaiún, nessa mesma noite sucederam-se naquela cidade saharaui várias manifestações.
Os manifestantes saharauis empunhavam bandeiras da República Saharaui e entoavam palavras-de-ordem contra a ocupação marroquina, reivindicando o fim da ocupação do território saharaui.



Segundo as mesmas fontes, os manifestantes chegaram a consolidar a sua presença na avenida de Smara (umas das artérias principais da cidade e palco frequente das manifestações).
Os serviços policiais, face ao avanço dos manifestantes, retiraram-se e pediram reforços de intervenção, que enviou unidades, e agiram em conjunto com as forças auxiliares atacando brutalmente os manifestantes e perseguindo-os pelas ruas da cidade.
Até às 02:30 horas, e de acordo com os defensores dos direitos humanos saharauis, as manifestações prosseguiam. O número de feridos e detidos causados pela intervenção policial ainda não é conhecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário