quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

“Qualquer acordo entre Marrocos e a UE que inclua os territórios saharauis, será nulo e inválido”


Estrasburgo, 16 de janeiro de 2019 (SPS) - Através de comunicado distribuído ontem, terça-feira, a Frente Polisario condenou e repudiou rotundamente “qualquer acordo comercial entre a União Europeia e Marrocos que inclua ilegalmente” os territórios saharauis ocupados, assinalando que ele será considerado “nulo e inválido”.
Após a recusa do Parlamento Europeu a um debate público reclamado por cem deputados sobre a alteração do acordo UE-Marrocos, a Frente Polisario denunciou esse mesmo acordo, que não respeita a opinião do povo saharaui, o verdadeiro dono dos recursos naturais saharauis e viola o princípio da soberania nacional saharaui sobre os territórios do Sahara Ocidental.
A Frente Polisário, como única e legítima representante do povo saharaui, afirmou que "este acordo é nulo e sem valor" porque viola o princípio da soberania nacional saharaui sobre os recursos naturais saharauis e opõe-se à justiça europeia e internacional.
Este acordo contradiz claramente as resoluções do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) que rejeitam qualquer acordo que inclua os territórios do Sahara Ocidental e das suas águas territoriais sem o consentimento do povo saharaui ", afirma o comunicado.
A Frente Polisario acrescenta ainda que o acordo é "um claro exemplo de roubo orquestrado deliberadamente contra a vontade do povo do Sahara Ocidental e representa um total desrespeito pelos princípios e valores fundamentais da constituição europeia".
Os parlamentares do Grupo dos Verdes / Aliança Livre Europeia no Parlamento Europeu pediram a rejeição sem reservas do acordo entre Marrocos e a UE que "ilegalmente" inclui os territórios saharauis ocupados e reclamaram neste contexto ao Tribunal Europeu de Justiça para emitir um parecer sobre a questão antes de qualquer votação sobre o referido texto.





Sem comentários:

Enviar um comentário