domingo, 17 de fevereiro de 2019

África do Sul e a Namíbia organizam conferência de solidariedade com o povo saharaui





Pretória, 16 de fevereiro de 2019. - (El Confidential Saharaui) - Lehbib Abdelhay / ECS - África do Sul e Namíbia organizam conjuntamente a conferência de solidariedade com o povo saharaui que terá lugar a 25 e 26 de Março e é patrocinada pela Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral ( SADC), anunciou quarta-feira o Ministro dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, Lindiwe Sisulu. A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (em inglês, Southern Africa Development Community, SADC), é uma organização inter-governamental criada em 1992 e dedicada à cooperação e integração socio-económica, bem como à cooperação em matérias de política e segurança, dos países da África Austral.

A conferência deverá realizar-se na África do Sul. Segundo o documento, Sisulu insistiu que o evento "demonstrará o compromisso continuado (da África do Sul) com a luta do povo saharaui".

"Queremos enfatizar que a solução para a questão do Sahara Ocidental deve se basear no princípio da autodeterminação e da descolonização", disse o ministro sul-africano durante uma audiência no parlamento.

A África do Sul pede "mais solidariedade com o povo da República Saharaui e uma pressão mais forte sobre Marrocos para implementar as resoluções aprovadas pelas Nações Unidas, que garantem a independência do povo do Sahara Ocidental".

Por seu lado, o Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou, a este respeito, que a SADC organizará uma sessão extraordinária para apoiar o povo saharaui.

Recorde-se que durante a última sessão ordinária da 32ª cimeira da UA, Ramaphosa juntou-se à troika presidencial da União Africana para uma solução no Sahara Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário