sexta-feira, 5 de julho de 2019

Sahara Ocidental em debate na Associação José Afonso em Lisboa




A delegação da Frente Polisario em Portugal, em colaboração com a Associação José Afonso, organizou ontem, quinta-feira, nas instalações da AJA em frente a Assembleia da República, uma sessão de informação e esclarecimento sobre a situação actual na antiga colónia de Espanha ocupada por Marrocos. A sessão contou com a presença de representantes de organizações não governamentais, organizações religiosas, organizações de emigrantes, representantes de partidos políticos, estudantes, académicos e a representante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem de Advogados.

Francisco Fanhais, presidente da Associação José Afonso abriu a Sessão recordando a solidariedade de Zeca Afonso e o empenho na oposição ao colonialismo. José Afonso, recorde-se foi um dos militantes que em 1976 integrou a primeira organização de solidariedade com a luta de autodeterminação do Povo Saharaui e a ele se referiu expressamente numa das suas canções.

O delegado da Frente Polisario em Portugal, Mohamed Fadel traçou o panorama da actual situação, focando em particular as decisões do Tribunal de Justiça da União Europeia, a recente demissão de Horst Koehler enviado pessoal do Secretário Geral das Nações Unidas e a participação na União Africana e o seu posicionamento.

As dificuldades com que se debatem os saharauis nos campos de refugiados no sul da Argélia e os sucessivos cortes na ajuda humanitária foram também abordados e do conhecimento de muitos dos participantes que já visitaram e testemunharam a situação dos refugiados saharauis.

As perspectivas futuros, o actual status quo e o compromisso claro da população saharaui com a defesa da sua pátria e luta pela independência , foram claramente explicados pelo delegado da Frente Polisario.

A portuguesa Isabel Lourenço, que tem acompanhado há anos a luta do povo saharaui e, em particular, a questão da violação dos direitos humanos nos territórios ocupados, apresentou a situação actual vivida no Sahara Ocidental, a repressão diária que sofre a população saharauis às mãos do ocupante marroquino e o sistema de apartheid social, político e económico implantado.

As torturas, sequestros, detenções arbitrárias dos saharauis assim como os julgamentos injustos e a situação dos presos políticos com especial menção ao Grupo de Gdeim Izik, Salek Lassiri e Mohamed El Hafed Iazza (presos com condenações de 15 a prisão perpétua) foram também explicados pela activista de direitos Humanos.

A situação das crianças e jovens nos territórios ocupados, e os dados recolhidos nos últimos 5 anos que estão agora disponíveis num relatório publico de Isabel Lourenço também foram apresentados.

Os participantes mostraram a sua solidariedade e foram anunciadas várias propostas de trabalho, tendo sido referida a necessidade de uma maior divulgação do conflito por todas as organizações e pressão junto dos organismos competentes tanto a nível nacional como internacional.
Fonte: Por Un Sahara Libre

Leia o relatório sobre viloação dos DDHH nos Territórios Ocupados AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário