domingo, 22 de novembro de 2020

Timor-Leste reitera que o referendo de autodeterminação continua a ser crucial no Sahara Ocidental

 


 A Missão Permanente de Timor-Leste junto das Nações Unidas dirigiu uma carta ao Presidente do Conselho de Segurança na qual reitera que o referendo sobre a autodeterminação continua a ser crucial como mecanismo para garantir um processo justo, livre e democrático para a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental.

A representação lamenta profundamente o conteúdo "inapropriado" e "inaceitável" de uma carta da Missão Marroquina em Nova York e reitera que sua missão rejeitou "a tentativa de Marrocos de negar o direito soberano de um Estado membro exercer seu direito legítimo de soberania sobre o seu território de acordo com a Carta das Nações Unidas e os regulamentos do Conselho de Segurança. "

A missão recorda que Timor-Leste estabeleceu relações diplomáticas com a República Árabe Sarauí Democrática (RASD) desde 2002 e reconhece a Frente Polisario como legítima representante do povo do Sahara Ocidental. E denuncia "as tentativas de Marrocos de falsificar a realidade".

Para o efeito, a missão de Timor-Leste apela ao reatamento das negociações entre Marrocos e a Frente Polisário, "sem condições prévias", com base no direito inalienável do povo do Sahara Ocidental à autodeterminação de acordo com as Resoluções relevantes do Assembleia Geral e Conselho de Segurança.

Registado desde 1966 na lista de territórios não autónomos e, portanto, elegível para a aplicação da resolução 1514 da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a declaração da concessão de independência aos países e povos coloniais, o Sahara Ocidental é a última colónia da África, ocupada desde 1975 pelo Marrocos, apoiado pela França. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário