domingo, 27 de dezembro de 2020

Imagens de guerra captadas na zona de Mahbes, Sahara Ocidental

 

Clique na imagem ou veja o vídeo AQUI


A Televisão Pública da Argélia transmitiu imagens exclusivas de parte de operações militares do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) contra as tropas marroquinas no setor operacional de Mahbes, no nordeste do território do Sahara Ocidental.

Há dias, o ELPS, através do 6.º Regimento Militar, coordenou uma contra-ofensiva em Mahbes dirigida às posições marroquinas, desencadeando uma batalha contra o 40º Batalhão de Infantaria das FAR que durou pelo menos dois dias e terminou com a destruição parcial do Base militar marroquina nº 23. De referir que na semana passada, também em Mahbes, o posto de comando foi destruído.

O ELPS mantém o cerco à região de Mahbes por meio de intensos bombardeios contra o inimigo, que se concentra nas áreas de Rus Sabti, Rus Al Shismiya e Tinushad.

A televisão argelina tornou-se o primeiro meio de comunicação internacional a transmitir ao vivo imagens dos ataques das unidades militares saharauis.





O correspondente da televisão argelina nos Territórios Libertados do Sahara Ocidental, Faouzi Ait Ali, afirmou que o Exército saharaui realizou intensos ataques contra as bases militares marroquinas em Mahbes.

A guerra eclodiu no Sahara Ocidental em 13 de novembro após invasão pelo exército marroquino da área tampão-desmilitarizada de El Guerguerat, segundo o acordo de resolução de 1991, apresentado pela ONU e subscrito por ambos os contendores. A passagem ilegal aberta pelas FAR tinha por objectivo franquear a passagem para a fronteira no extremo sul do território com a Mauritânia, por onde Marrocos exporta os recursos que explora ilegalmente no Sahara Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário