sábado, 5 de dezembro de 2020

Posição da Noruega sobre o Sahara Ocidental “é firme e em conformidade com as resoluções da ONU”

 


  Oslo. - 5/12/2020 - A ministra de Relações Exteriores da Noruega, Ine Eriksson Søreide, confirmou que a posição do seus país sobre o Sahara Ocidental “é firme e está em consonância com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, referiu em resposta e uma pergunta escrita colocado por um membro do Parlamento norueguês.

A ministra afirma na sua resposta que as autoridades norueguesas, desde 2007, têm adoptado uma abordagem "preventiva" em relação ao Sahara Ocidental, abstraindo-se, entre outras coisas, da exploração de quaisquer recursos do território e outros negócios ou investimentos, por não cumprirem o direito internacional e os interesses do povos autóctone do território”.

A chefe da diplomacia norueguesa explicou que a posição da Noruega constitui um apelo claro aos ‘players’ privados para agirem com cautela e responsabilidade social ao avaliarem a sua presença no Sahara Ocidental.

Em relação à nova situação no Sahara Ocidental desde 13 de novembro passado, En Erikson expressou a preocupação do governo norueguês sobre os acontecimentos no Sahara Ocidental, observando que, embora exortando as partes a respeitar o cessar-fogo de 1991, apoia o trabalho das Nações Unidas para uma solução política e para a aceleração da nomeação de um enviado pessoal do SG da ONU para o território.

A Chanceler norueguesa comprometeu-se a trabalhar e contribuir efetivamente para alcançar todos os objectivos de paz e avançar com o plano de resolução, nomeadamente a partir de janeiro de 2021, altura em que a Noruega assumirá a sua missão como membro não permanente do Conselho de Segurança de Nações Unidas.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário