quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Presidente do Governo espanhol adia viagem a Marrocos depois de Trump ter reconhecido a soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental

Pedro Sanchez realizou a última viagem oficial a Marrocos
em novembro de 2018

A notícia foi dada em primeiro lugar pela TVE, a que se seguiu horas depois um comunicação escrita emanada da presidência do governo espanhol. A explicação oficial dá conta que Espanha e Marrocos acertaram adiar a cimeira prevista para o próximo dia 17 de dezembro para o mês de fevereiro, de forma a “garantir as medidas de segurança sanitária” devido à pandemia do novo coronavirus.

Ambos os países destacam que o Encontro de Alto Nível “constitui um encontro transcendental para o desenvolvimento das profundas e densas relações de amizade e cooperação que existem entre dois parceiros estratégicos, como a Espanha e o Marrocos”.

No entanto, acrescentam, ambos “constataram que a atual situação epidemiológica impede que a Reunião de Alto Nível seja realizada na data programada com as garantias de segurança sanitária consideradas adequadas por ambas as delegações.

O adiamento da cimeira, a apenas uma semana da sua realização, surge poucas horas depois de o presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, ter reconhecido numa breve mensagem a soberania do Marrocos sobre o Sahara Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário