sábado, 23 de janeiro de 2021

Académicos e advogados de diferentes países pedem a Biden que anule a decisão de Trump

 



WASHINGTON, 23 de janeiro de 2021 (SPS)-. 48 académicos e juristas enviaram uma moção ao novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, instando-o a reverter a decisão de seu antecessor, Donald Trump, sobre o Sahara Ocidental.

Os signatários da moção apelam ao presidente Joe Biden a rescindir, "o mais rapidamente possível, o anúncio feito por Trump sobre a suposta soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental”, afirmando: O senhor Presidente " sabe muito bem que o Sahara Ocidental é reconhecido pela ONU , pelo Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) e pelo Tribunal Europeu de Justiça (TJE), e de por um amplo consenso de juristas internacionais, como um território não autónomo ”.

“O Sahara Ocidental, oficialmente conhecido como República Árabe Saharaui Democrática (RASD), e reconhecido por dezenas de países, é membro fundador da União Africana (UA), cuja carta consagra a inviolabilidade das fronteiras herdadas da colonização”, acrescenta o texto, explicando que Trump transformou os EUA num país que apoia a colonização de um Estado africano.

Os signatários sublinham que os Estados Unidos não têm o direito de se pronunciar sobre o destino do povo saharaui através de um simples anúncio, “e consideram que tal decisão prejudica a reputação dos EUA no continente”.















Sem comentários:

Enviar um comentário