domingo, 10 de janeiro de 2021

O Consulado dos EUA em Daklha, um ponto de inflexão para a disputa do Sahara Ocidental (Associated Press)



DAKHLA, Sahara Ocidental (AP) - 10-01-2021 - Traineiras enchem o movimentado porto de Dakhla, no [sul] Sahara Ocidental, onde escamas de peixes brilham nos braços dos trabalhadores enquanto estes enrolam as suas redes e os compradores gritam ofertas num enorme armazém da lota. Perto dali, as águas azul-turquesa banham as amplas praias quase vazias do Atlântico e os clientes bebem chá nos cafés ao ar livre.

Os planos dos EUA de abrir um consulado no Sahara Ocidental marcam um ponto de inflexão para o disputado e vigiado de perto território no Norte da África. A medida dos EUA reconhece a autoridade de Marrocos sobre o território, em troca de Marrocos normalizar as relações com Israel. Altos funcionários americanos e marroquinos estão na região neste fim de semana para lançar as bases para do projeto.

Embora essa mudança na política externa dos EUA frustre os autóctones saharauis que procuram a independência do Sahara Ocidental há décadas, outros veem novas oportunidades de comércio e turismo que proporcionarão um impulso bem-vindo à região e às cidades costeiras banhadas pelo sol, como Dakhla.

Um retrato do rei marroquino Mohammed VI, acenando por trás dos seus óculos de sol, está pendurado no arco com ameias que dá as boas-vindas às pessoas que chegam a Dakhla. O rosto do rei está justaposto a um mapa que inclui o Sahara Ocidental como parte integrante do Marrocos.

Marrocos anexou a ex-colónia espanhola em 1975, desencadeando uma guerra de 16 anos e, em seguida, 30 anos de impasse diplomático e militar entre Marrocos e a Frente Polisario, uma organização que luta pela independência do Sahara Ocidental que é sediada e apoiada por Argélia. A disputa territorial de longa data limitou os laços do Sahara Ocidental com o mundo exterior.

Khatat Yanja, diretor do conselho regional de Dakhla, espera que a chegada dos Estados Unidos abra a sua cidade a novos mercados e convença mais turistas a desfrutar de suas praias, produtos locais e raios do sol de tirar o fôlego. Expressou a esperança de um investimento americano em turismo, energia renovável, agricultura e especialmente pesca.


Os vastos recursos naturais do Sahara Ocidental foram o principal móbil
para a invasão por parte de Marrocos em 1975 e continuam a ser
a razão dominante para a ocupação ainda hoje...


"Agradecemos esse gesto", disse Yanja sobre o futuro consulado. “Vai abrir um novo capítulo de investimentos na região, com contratação de pessoas e geração de mais recursos. Também abrirá mais portas ao comércio internacional ”.

O principal porto de pesca é a força vital da economia local, empregando 70% da força de trabalho de Dakhla. Milhares de navios capturam 500.000 toneladas de pescado por ano, para exportações no valor de 2,2 mil milhões  de dirhans (249 milhões de dólares) por ano, de acordo com o diretor do porto, Bintaleb Elhassan.

Sob bandos de gaivotas, os pescadores transportam sardinhas e cavalas para armazéns onde o pescado é leiloado em caixas cuidadosamente alinhadas. Nas fábricas de processamento próximas, filas de mulheres, incluindo migrantes de toda a África, limpam e separam os peixes.

Marrocos vigia estritamente a região. Numa recente visita a Dakhla, as autoridades seguiram de perto um repórter da Associated Press da maneira e forma como costumam fazer a visitantes e residentes.

O subsecretário de Estado americano David Schenker visitou Dakhla e a maior cidade do Saara Ocidental, Laayoune, no sábado. Ele e o ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Nasser Bourita, deveriam inaugurar um posto diplomático temporário no domingo [nota: o que não se veio a verificar, ficou a promessa que seria mais tarde pois a embaixada dos EUA ainda anda “há procura de um edifício...”].

Embora não se espere que o consulado abra dentro de seis a 12 meses, a viagem de Schenker é uma forma dos EUA consolidarem o seu compromisso com o Sahara Ocidental antes que o presidente Donald Trump deixe o cargo.

O genro de Trump, Jared Kushner, ajudou a negociar um acordo de normalização entre Marrocos e Israel anunciado no mês passado, como parte de uma série de acordos históricos, o que rendeu aos países árabes favores significativos de Washington em troca.

Trump disse que o objetivo do consulado do Sahara Ocidental seria "promover oportunidades económicas e comerciais na região", que tem aproximadamente o tamanho do Colorado e acredita-se que tenha depósitos consideráveis ​​de petróleo e recursos minerais offshore.

O representante da Frente Polisario nas Nações Unidas, Sidi Omar, apelou no sábado ao novo governo do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, para reverter a decisão de Trump.

"Os Estados Unidos não podem apoiar o papel da ONU na resolução do conflito do Sahara Ocidental e apoiar a soberania marroquina", twitou Omar.

A economia do Sahara Ocidental é administrada por Marrocos, que construiu a maior parte da infraestrutura do território e encorajou os marroquinos a lá se estabelecerem. Mas as Nações Unidas e a maioria dos governos do mundo não reconhecem a soberania marroquina sobre o território, limitando a capacidade de Marrocos de exportar os seus recursos e complicando os acordos comerciais.

Para muitas pessoas em Dakhla, pelo menos aquelas que têm permissão para falar com jornalistas visitantes, as preocupações locais parecem superar as geopolíticas. Os moradores vão para o trabalho, vendem clementinas, compram joias, saboreiam as especialidades locais nos cafés ao ar livre e divertem-se com os seus cães nas praias tranquilas.

O reconhecimento do Sahara Ocidental pelos EUA como parte de Marrocos atraiu críticas da ONU e dos seus aliados. Observadores africanos disseram que isso poderia desestabilizar toda a região, que já luta contra as insurgências islâmicas e o tráfico de migrantes.

A ação irritou especialmente os saharauis, que querem um referendo sobre o futuro do território, e a vizinha Argélia, que acolhe os refugiados saharauis e apoia a Polisario. Schenker também visitou a Argélia nos últimos dias.

Os EUA irão juntar-se a um número pequeno mas crescente de países com consulados no território, o mais recente em representação da Gâmbia.

“A Gâmbia sente gratidão por Marrocos, em particular na construção do novo edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia (nota: na Guiné-Bissau a oferta foi semelhante]. Além disso, Marrocos continua a oferecer bolsas de estudo a estudantes da Gâmbia ”, disse o cônsul-geral Ousmane Badjie à AP no seu escritório, onde também está pendurado um retrato do rei marroquino.

Ativistas saharauis realizaram protestos em várias cidades espanholas e francesas contra a mudança dos EUA, mas Washington não respondeu diretamente às suas preocupações quando o Departamento de Estado notificou formalmente o Congresso, em 24 de dezembro, dos seus planos de abrir um consulado.

O secretário de Estado Mike Pompeo disse apenas que os EUA "continuarão a apoiar as negociações políticas para resolver os problemas entre Marrocos e a Polisario no âmbito do plano de autonomia de Marrocos"


Por MOSA'AB ELSHAMY, com o contributo de Matt Lee em Washington e de Angela Charlton em Paris.

Associated Press, 10 de janeiro 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário