À Direcção da Frente POLISARIO
Ao Governo da RASD
SAUDAÇÃO
A 27 de Fevereiro passam 45 anos desde que o povo saharauí proclamou a sua independência com a criação da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), apesar da maior parte do seu território se encontrar militarmente ocupado pelo Reino de Marrocos.
A AAPSO saúda mais uma vez, nesta ocasião, todo o povo saharauí, a sua determinação e a sua coragem, quer se encontre no território libertado e na frente de guerra, no território ocupado, nos Acampamentos na região de Tindouf, ou na diáspora, assim como os seus dirigentes, membros da FPOLISARIO e do Governo da RASD.
Não obstante a questão saharauí se encontrar num momento de desesperante indefinição internacional, e de se assistir a uma escalada da repressão marroquina sobre os e as activistas saharauís no território ocupado e sobre os presos políticos encarcerados por Marrocos, acreditamos que o caminho percorrido não será em vão.
A AAPSO, juntando a sua voz à de toda a solidariedade internacional, não esmorece no seu apoio à causa, tendo em vista a realização de um referendo justo e livre (supervisionado internacionalmente) para que o povo do Sahara Ocidental possa decidir o seu destino, tal como aconteceu em Timor-Leste.
Há 44 anos a solidariedade portuguesa esteve presente nas cerimónias do 1º aniversário da RASD. Hoje continuamos a querer alargar o conhecimento, na nossa sociedade, sobre o Sahara Ocidental e a sua luta, assim como a exigir dos responsáveis políticos a defesa clara do Direito Internacional e a sua aplicação neste caso concreto.
Até que o povo saharaui viva livre no seu próprio país!
Lisboa, 27 de Fevereiro de 2021
AAPSO - Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental
Sem comentários:
Enviar um comentário