domingo, 31 de outubro de 2021

Argélia fecha hoje o gasoduto GME que passa por Marrocos e abastece a Espanha e Portugal, após 25 anos de funcionamento



A ruptura das relações diplomáticas entre a Argélia e Marrocos afetou Espanha e Portugal. Após 25 anos de funcionamento, a Península Ibérica deixará de receber gás através da importantíssima rota que atravessa Marrocos e passa a ser abastecida pelo gasoduto que liga diretamente o território argelino à cidade espanhola de Almeria.


31-10-2021 Fontes: ECS/El País

Após 25 anos de funcionamento, a Argélia está a encerrar o gasoduto que passa por Marrocos e termina em Espanha. O encerramento é devido a conflitos políticos entre a Argélia e Marrocos. Este Verão, romperam as relações diplomáticas.

Mais de 40% do gás natural chegava a Espanha através do gasoduto GME, que deixará de ser utilizado a partir de hoje. Esta circunstância surge num momento de aumento contínuo dos preços das matérias-primas, incluindo combustíveis, e no meio da crise do gás.

A dependência do gasoduto argelino duplicou no último ano. Especificamente, o gás que chega à Península Ibérica segue duas rotas: uma que liga diretamente a Almeria, enquanto a outra passa por Marrocos e chega a Tarifa. Apenas a que passa por Marrocos será fechada, enquanto que a que se liga a Almería será reforçada para aumentar a sua capacidade.

Esta semana, a ministra espanhola da Transição Ecológica, Teresa Ribera, fez uma viagem de emergência à Argélia e encontrou-se com o ministro da Energia e Minas do país, Mohamed Arkab, para discutir o assunto. O ministro, após a reunião, salientou que existirá uma "garantia total em relação aos volumes acordados". Os dois ministros discutiram também a melhor forma de transportar gás natural liquefeito ao longo do percurso que permanece aberto.

Da Argélia, 46% do gás chega a Espanha. Os Estados Unidos e a Rússia fornecem os restantes 54%. No entanto, a perda do gasoduto através de Marrocos significaria menos 20% de abastecimento para Espanha.

Além disso, para aliviar esta circunstância, o governo espanhol está a trabalhar num plano especial para trazer para Espanha mais de uma centena de navios carregados com gás liquefeito entre novembro e março, o que representaria um aumento de 60% em comparação com o mesmo período do ano passado.




Quais são as razões para o encerramento do gasoduto?

Os peritos geopolíticos salientam que, embora a Espanha tenha reservas, a redução do fornecimento de gás será significativa e que deve ser feito um melhor planeamento, especialmente se forem realizadas negociações com outros países para manter o mesmo fornecimento de gás. Outra variável é o preço, pois as tarifas de transporte de gás em navios são elevadas e podem mesmo ter um impacto na fatura.

Para além da ruptura das relações com Marrocos, a Argélia está também a procurar a sua recuperação económica. Em novembro, o gasoduto que liga diretamente com Espanha poderia aumentar a sua capacidade para 10,5 mil milhões de pés cúbicos.

No Verão, a Argélia rompeu relações com o seu vizinho ocidental, acusando-o de interferência e de "relações hostis". Uma das razões para a ruptura é o apoio de Marrocos a dois grupos terroristas na Argélia.

Apesar de Rabat ter descrito a decisão como "injustificável mas esperada", Argel também acusou Marrocos de utilizar o spyware "Pegasus" e outras questões como a defesa da causa da independência da região norte da Cabília perante a ONU ou o não cumprimento de "compromissos bilaterais".

Rabat obtinha entre 50 e 200 milhões de euros por ano como "direitos de passagem", um valor que depende do montante de gás que o gasoduto transportava. Também recebia 800 milhões de metros cúbicos por ano de gás da Argélia a um preço estável. Este gás é utilizado para alimentar as centrais elétricas de ciclo combinado de Tahaddart (na região de Tânger) e Ain Beni Mathar (em Oujda, no leste do país). Ambas cobrem cerca de 10% da produção de eletricidade marroquina e são geridos pelas empresas espanholas Endesa (que detém 20% da Tahaddart) e Abengoa, respetivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário