sexta-feira, 1 de outubro de 2021

ATUO PARA A LIBERTAÇÃO DE MOHAMED LAMINE HADDI - Campanha de Outubro - ACAT - França




Mohamed Lamine Haddi, jornalista e defensor dos direitos humanos saharaui, foi detido em 2010 como outros prisioneiros de Gdeim Izik. Desde Julho de 2017, tem estado em isolamento. No início de 2021, como sinal de protesto, entrou em greve de fome durante 69 dias.



21 / 09 / 2021

Preso pelo seu compromisso com os direitos dos saharauis

Em Outubro e Novembro de 2010, como muitos outros saharauis, Mohamed participou no acampamento Gdeim Izik. Esta mobilização visava denunciar a discriminação de que os saharauis se sentem vítimas por parte do governo marroquino. A 8 de Novembro, o campo foi violentamente desmantelado pelas autoridades marroquinas. Eclodiram confrontos que resultaram na morte de várias pessoas, incluindo agentes policiais marroquinos. Embora ausente do campo durante os acontecimentos, foi detido a 20 de Novembro de 2010, tal como centenas de outros saharauis. Entre eles, 25 activistas políticos e defensores dos direitos saharauis, incluindo Mohamed, são acusados do assassinato dos polícias.

Foi então sujeito a maus-tratos e torturas. Foi obrigado a assinar uma confissão. Tal como os seus co-arguidos, enfrenta uma justiça injusta e é condenado a 25 anos de prisão a 19 de Julho de 2017. Desde então, tem sido colocado em solitária e só lhe é permitida uma hora de isolamento por dia. Em Dezembro de 2020, todos os seus pertences pessoais foram confiscados. Mohamed entrou em greve da fome a 13 de Janeiro de 2021 para protestar contra as múltiplas violações contra ele e para chamar a atenção para as suas condições de detenção.


Uma greve de fome de 69 dias

Sem notícias, a mãe, a irmã e o irmão de Mohamed foram a 1 de Março de 2021 para a prisão Tiflet 2 onde ele se encontrava detido. A sua visita foi recusada e foram brevemente presos pela polícia marroquina por perturbação em frente à entrada da prisão. A 22 de Março, após 69 dias, os guardas prisionais alimentaram-no à força com uma sonda nasogástrica e injecções de vitaminas, sem que fossem prestados quaisquer cuidados médicos. Disse então que sofria de paralisia parcial do lado esquerdo, dor no estômago, rins e mão esquerda, e perda de memória.

Depois de algumas trocas telefónicas com Mohamed, a sua mãe não teve notícias dele durante mais de três meses, temendo o pior para o seu filho, que se encontrava num estado de saúde muito preocupante. Finalmente, a 16 de Julho, recebeu um telefonema de Mohamed que relatou uma febre alta. Ainda não pôde consultar um médico e confirma que todo o contacto com o mundo exterior lhe foi proibido pelo director da prisão em represálias pela mobilização da sua família no seu caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário