domingo, 17 de outubro de 2021

Pilhagem de recursos saharauis: Acordo Israel-Marrocos sobre a exploração de hidrocarbonetos em Dakhla



Rabat (APS) - O Departamento Nacional Marroquino de Hidrocarbonetos e Minas (ONHYM) e a companhia petrolífera israelita Ratio Petroleum acabam de assinar um acordo sobre a exploração do bloco atlântico da cidade ocupada de Dakhla, em violação do direito internacional.

O acordo rubricado no final de setembro é considerado duplamente político, já que foi subscrito nove meses após a assinatura do acordo sobre a normalização das relações entre a entidade sionista e Marrocos.

A área total do bloco atlântico de Dakhla é superior a 129.000 quilómetros quadrados. Está localizada na parte sul do Sahara Ocidental e estende-se até à fronteira com a Mauritânia. O bloco cobre uma área que começa na linha de costa, incluindo a área de águas pouco profundas e estende-se até uma profundidade de água de cerca de 3.000 metros.

O acordo também estabelece os termos e condições para a Ratio Petroleum obter uma licença de exploração e produção de petróleo.

Nos termos deste acordo, Marrocos receberia um royalty de 7% se fosse descoberto petróleo a mais de 200m debaixo de água com uma produção superior a 500.000 toneladas, e 3,5% para o gás natural se a extração ultrapassasse os 500.000 metros cúbicos, de acordo com os detalhes revelados até agora, divulgados pelos meios de comunicação marroquinos. Várias outras cláusulas, as verdadeiras, deverão ser reveladas durante a próxima visita do Ministro da Defesa israelita, Benny Gantz, a Marrocos, de acordo com as mesmas fontes.

Sem comentários:

Enviar um comentário