sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Senadores dos EUA pedem ao Secretário de Estado que defenda os DDHH e a autodeterminação do Povo Saharaui




Dez senadores norte-americanos escreveram uma carta ao Secretário de Estado Antony Blinken em que exortam o “Departamento de Estado a dar prioridade ao envolvimento com o governo marroquino sobre as violações dos direitos humanos, incluindo o apelo à libertação dos presos políticos e ao fim do assédio e das ameaças contra os críticos do governo marroquino”. “Instamos a que se aumente a atenção do Departamento de Estado para as violações dos direitos humanos contra ativistas saharauis no Sahara Ocidental e em Marrocos, incluindo um mandato para monitorizar os direitos humanos e assegurar que o direito à autodeterminação seja mantido na renovação da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) no final deste mês” – referem na missiva a Antony Blinken.

“Enquanto a ONU esboça a renovação do mandato da MINURSO, instamo-lo a procurar a inclusão de uma linguagem que permita à ONU monitorizar as condições dos direitos humanos na região e continuar a apoiar a autodeterminação” – adiantam ainda.


Acrescentando: “Os Estados Unidos devem ser um defensor dos direitos humanos em todo o mundo. No entanto, relativamente aos abusos cometidos pelas autoridades marroquinas, especialmente contra os saharauis, a administração tem dito pouco publicamente. Instamo-lo a reafirmar o direito do povo do Sahara Ocidental à autodeterminação, e a defender a libertação dos presos políticos e proteger a liberdade de expressão de todos os marroquinos e saharauis”.

Sem comentários:

Enviar um comentário