domingo, 28 de novembro de 2021

16ª edição do Festival Internacional de Cinema do Sahara (FiSahara) prolonga-se até ao dia 1 de dezembro



O Festival Internacional de Cinema do Sahara, FiSahara, arrancou hoje nos acampamentos de refugiados saharauis, na região de Tindouf, no extremo sudoeste do território argelino e decorre até ao dia 1 de dezembro de 2021.

28-11-2021 (SPS) - Segundo os organizadores, esta 16ª edição, após quase dois anos de isolamento devido à pandemia de Covid-19, será realizada sob o lema #BreakingTheSilence.

O festival coincide com o 10º aniversário da fundação da Escola de Formação Audiovisual Abidin Kaid Saleh (EFA), que nasceu em 2011 dos 'grupos de trabalho' de cinema do FiSahara e que formou a primeira geração de cineastas saharauis. Na secção oficial do FiSahara, várias curtas-metragens realizadas por estes jovens que ganharam prémios internacionais noutros festivais de cinema irão competir, tais como En busca de Tirfas, de Lafdal Mohamed Salem, vencedor do Prémio do Público no Festival de Escolas de Cinema do Uruguai, e Toufa de Brahim Chagaf, vencedor do Prémio Internacional de Melhor Curta-Metragem no Festival Audiovisual de Montes de María (Colômbia). O Preço da Beleza por Ahmed Moh Lamin e Os Anos das Bolas por Mohamed Suleiman também serão apresentados.

Na secção internacional o FiSahara oferece uma cuidadosa seleção de filmes: The Idol (Ya Tayr El Tayer), do palestiniano Hany Abu-Assad; The Wall, dos cineastas italianos Fiorella Bendoni e Gilberto Mastromatteo; 143, rue du désert, do argelino Hassen Ferhani; Lalgam, dos espanhóis Clara Calvet e Sebastián Riveaud e News From Laayoune (Noticias desde El Aaiún) do croata Đuro Gavran.



"O povo saharaui abraçou o cinema como uma nova arte que afirmamos como um instrumento para a nossa causa e para preservar e transmitir a nossa identidade", diz Tiba Chagaf, diretor nacional de Cinema e Teatro do Ministério da Cultura da RASD e co-director da FiSahara. "Ao contrário de outros festivais que foram capazes de se deslocar para plataformas online durante a pandemia, o FiSahara só faz sentido quando ilumina os seus ecrãs em frente de uma audiência saharaui, razão pela qual esperámos para fazer dele um evento ao vivo. Chagaf salienta que a EFA Abidin Kaid Saleh, cujos estudantes e pessoal irão produzir FiSahara, tornou-se na última década um projecto 100% sustentável gerido pelo povo saharaui. "Há anos atrás, quando as telas do FiSahara foram desligadas, o cinema desapareceu das nossas vidas", recorda Chagaf. "Hoje há cinema durante todo o ano graças à escola e ao nosso projecto de cinema móvel Solar Cinema Western Sahara, com o qual realizamos workshops, exibições e conversas com todas as wilayas ao longo do ano".

"Esta 16ª edição da FiSahara mostra que o povo saharaui continua de pé apesar de um ano e meio de pandemia e do recomeço da guerra no Sahara Ocidental depois de Marrocos ter quebrado o cessar-fogo, diz María Carrión, diretora executiva da FiSahara e co-fundadora da Nomads HRC. "E nesta edição dizemos: Vamos quebrar o silêncio. Vamos denunciar a ocupação marroquina e a violação dos direitos humanos no território ocupado, e vamos exigir liberdade para o povo saharaui".



Mini FiSahara e muito mais

Através da sua secção infantil Mini FiSahara, o festival reforça a sua colaboração com outro projeto de solidariedade nos acampamentos: a rede de bibliotecas Bubisher, cujas instalações na wilayas de Dakhla, Bojador e Smara irão exibir o programa especial dedicado aos mais pequenos, graças à colaboração da empresa produtora Miyu Distribución. Cerca de 15 curtas-metragens realizadas por escolas de cinema em França, Dinamarca, Finlândia e República Checa serão mostradas às crianças em todos os campos. As bibliotecas irão também exibir The Idol and News From Laayoune nos três campos.

Para além do cinema há muito mais: o FiSahara realizará colóquios e mesas redondas com temas como o papel do cinema na preservação intergeracional da cultura e a experiência dos ativistas audiovisuais nos Territórios Ocupados do Sahara Ocidental; workshops sobre fotografia, a utilização de telemóveis para edição de fotografia e vídeo ou a utilização das aplicações mais populares, especialmente dirigidas aos mais velhos; bem como noites musicais e uma exposição de acampamentos de tenda tradicionais (LeFrig). No encerramento desta 16ª edição do FiSahara, serão entregues os prémios de Melhor Filme, Melhor Workshop, Melhor Tenda Modelo e Melhor Mesa Folclórica, entre outros.

Esta edição é realizada com o apoio internacional da Bertha Foundation, Movies that Matter, Dimes Foundation e Nomads HRC.



Eco internacional

Devido às limitações que a pandemia ainda hoje impõe e que impedem a deslocação de participantes internacionais aos campos de refugiados, a 16ª edição deste ano do festival juntar-se-á à segunda edição do FiSahara Madrid, que dará um eco internacional. Terá lugar de 17 a 19 de Dezembro no Cine Estudio del Círculo de Bellas Artes, com exibições e palestras, e será dedicado à actriz Pilar Bardem, que dedicou grande parte da sua vida à defesa da causa saharaui e morreu em Julho deste ano.
SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário