quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Espanha denuncia uma "ocupação ilegal das suas águas territoriais" por Marrocos.




Grupo português Jerónimo Martins envolvido na “bagunça”…


Madrid (ECS) 24-11-2021 - Na sequência da instalação não autorizada de uma piscicultura ao largo das ilhas espanholas de Chafarinas, o governo espanhol protestou oficialmente junto de Marrocos destacando "uma ocupação ilegal das águas territoriais espanholas", bem como abrindo uma investigação sobre a empresa espanhola que instalou as jaulas.

De acordo com o El País, o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros José Manuel Albares entregou na semana passada uma nota de protesto à embaixada de Marrocos em Espanha. O Reino é acusado de ter instalado uma exploração piscatória em águas espanholas ao largo das Ilhas Chafarinas, diz o jornal espanhol, citando fontes diplomáticas do governo de coligação.

O diário espanhol recorda que o governo espanhol tentou evitar atritos com o país vizinho, a fim de ultrapassar uma crise diplomática que ainda não foi definitivamente resolvida: a embaixadora de Marrocos em Madrid, Karima Benyaich, ainda não retomou as suas funções, recorda.

Segundo o El País, citando fontes diplomáticas espanholas, José Manuel Albares considera isto como "uma ocupação ilegal das águas territoriais espanholas, um risco para a segurança da navegação, mas também uma ameaça para o ambiente", lê-se no artigo do diário espanhol.

O Ministério dos Transportes abriu também um processo contra a empresa espanhola Morenot, especializada em piscicultura e com sede em Tarragona. A empresa catalã tinha fornecido e instalado as jaulas marítimas para a empresa de piscicultura marroquina. A empresa espanhola, uma filial de um grupo norueguês, tem assim cerca de 20 dias para remover as suas jaulas se não quiser arriscar uma sanção por tê-las instalado sem autorização, em violação dos regulamentos ambientais e de segurança marítima.

Em março passado, a empresa recebeu a concessão da piscicultura através de uma resolução publicada no Jornal Oficial de Marrocos. Um texto rapidamente criticado pelo partido espanhol de extrema-direita, Vox. O governo espanhol, por seu lado, respondeu que não tinha recebido qualquer notificação sobre a instalação de uma exploração piscícola.

O território das Ilhas Chafarinas, reivindicado por Marrocos, pertence à Espanha. Atualmente as ilhas são habitadas principalmente pelos militares e guarda costeira espanhóis.

Em 2012, Marrocos protestou fortemente contra o desembarque da Guardia Civil espanhola nestas ilhas. Na altura, foi Saâdeddine El Otmani, como chefe da diplomacia, que convocou o embaixador espanhol em Rabat para pedir esclarecimentos sobre as declarações do então ministro do Interior espanhol, Jorge Fernández Díaz, sobre o destacamento da Guardia Civil nas Ilhas Chafarinas. O ministro espanhol tinha motivado a decisão pelo desejo de combater a imigração e o tráfico de droga.

As ilhas Chafarinas são um arquipélago situado a 4 km da costa noroeste da África, no Mar de Alborão (Mediterrâneo), que faz parte das possessões espanholas.

É composto por três ilhas principais: a do Congresso, de Isabel II e do Rei. Este arquipélago encontra-se protegido sob a forma de Reserva Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário