quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

45ª Conferência Europeia de Apoio ao Povo Saharaui (EUCOCOCO) nos dias 10 e 11 de dezembro, em Las Palmas




(08-12-2021) - A 45ª edição da Conferência Europeia de Apoio e Solidariedade com o Povo Saharaui (EUCOCO) terá lugar nos dias 10 e 11 de dezembro em Las Palmas de Gran Canaria. Este evento, um dos mais importantes a nível mundial para a solidariedade com o Sahara Ocidental, realiza-se todos os anos numa cidade europeia desde 1975, quando a ocupação ilegal marroquina teve início.
O evento reunirá mais de duzentos delegados de toda a Europa e de outros países fora do velho continente, "embora tenha nascido como um fórum europeu, a EUCOCO tornou-se uma referência para os interessados no conflito saharaui e adquire, cada vez mais, uma dimensão mais internacional", afirma a organização.
A EUCOCOCO reúne representantes da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), instituições e partidos europeus, académicos, juristas e um grande grupo de movimentos de solidariedade. Entre os nomes mais proeminentes da 45ª edição estão o primeiro-ministro saharaui, Buchraya Hamudi Beyun; a ministra da Saúde do governo da RASD, Jira Bulahi; a ministra da Cooperação, Fatma El Mehdi; o delegado saharaui em Espanha, Abdulah Arabi; o delegado na Europa, Oubi Bachir; ou o prestigiado advogado da Frente Polisario Manuel Denvers, que conduziu a batalha legal contra a exploração dos recursos naturais, tendo conseguido uma importante vitória com a decisão do Tribunal Geral da UE que proíbe a pesca nas águas saharauis.
O delegado da Frente Polisario para Espanha, Abdulah Arabi, descreveu esta edição como "um acontecimento especial devido às circunstâncias que têm tido lugar no território saharaui desde 13 de Novembro de 2020, com a violação do cessar-fogo por Marrocos, e a escalada das violações dos direitos humanos nas áreas ocupadas".
Arabi salientou também que "o facto de a mesma decorrer a poucos quilómetros do Sahara Ocidental serve como mensagem de apoio e encorajamento aos nossos compatriotas que têm vindo a resistir à ocupação desde 1975". "o calvário que sofrem os presos políticos saharauis e o cerco intolerável e a agressão constante das forças repressivas marroquinas contra a família Jaya apelam às Ilhas Canárias a levantar a nossa voz para que a comunidade internacional cumpra as suas obrigações", exigiu Arabi.
Esta edição é de particular interesse porque é a primeira reunião a ser realizada desde o reinício da guerra no território, depois de a Frente Polisario ter declarado que Marrocos havia quebrado o cessar-fogo em Novembro de 2020, na sequência da agressão contra civis saharauis na faixa da Guerguerat. Este será um dos principais debates desta edição da EUCOCO, que tem como slogan "Estado de Guerra no Sahara Ocidental: Responsabilidade do governo espanhol, da União Europeia e das Nações Unidas".
O encontro realiza-se em Las Palmas de Gran Canaria devido à proximidade geográfica da ilha com o território saharaui. Isto não é pouco, uma vez que nos últimos meses as tensões entre Marrocos e Espanha têm sido sentidas especialmente nas Ilhas Canárias, onde tem havido uma grande crise de migrantes que partem em barcaças a partir das costas do Sahara Ocidental ocupado. Isto deve-se também a acções recentes do reino alauita, que reivindica as águas territoriais das Ilhas Canárias e e do Sahara Ocidental como suas.
Será também a primeira edição da EUCOCO após o hiato de 2020, quando a COVID forçou o adiamento de um evento que tinha sido realizado ininterruptamente, mesmo durante os anos de guerra.
A Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental (AAPSO) far-se-à representar na importante reunião, sendo previsível que também a central sindical portuguesa CGTP-In possa estar presente, a exemplo de edições anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário