terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Pilar Bardem agraciada com a nacionalidade saharaui a título póstumo


Pilar Bardem, com os seus filhos Carlos e Javier (© GABRIEL BOUYS / AFP)

21-12-2021 (agências)- Pilar Bardem, a atriz espanhola falecida no passado dia 17 de julho aos 82 anos de idade, mãe de uma geração de actores como Javier, Carlos e Monica Bardem, e grande amiga do povo saharaui, receberá a título póstumo a nacionalidade saharaui, informou Abdulah Arabi, delegado da Frente Polisario em Espanha durante a 2ª edição do FiSahara Madrid, que terminou este domingo no Círculo de Bellas Artes de Madrid.

José Taboada, que durante anos foi presidente do CEAS-Sahara (a estrutura que aglutina todo o movimento de solidariedade com o Povo Saharaui no Estado espanhol), afirmou na ocasião: “Pilar é a mãe da causa saharaui”, recordando a importância que teve o apoio da atriz espanhola para a realização do festival de Cinema Saharaiu (FISAHARA) desde que teve início, em 2003.

Desde os Territórios Ocupados, as ativistas Sultana Jaya e Aminetu Haidar também quiseram estar presentes na homenagem à atriz espanhola enviando vídeos de afeto e recordação para Pilar Bardem.

Os seus filhos, Carlos e Javier Bardem, visivelmente emocionados, subiram ao palco para agradecer a homenagem à sua mãe, de quem herdaram também o seu firme compromisso com a causa saharaui.

Sem comentários:

Enviar um comentário