sábado, 15 de janeiro de 2022

Enviado do SG da ONU para o Sahara Ocidental reúne-se com as autoridades saharauis


  O enviado da ONU recebidpelo primeiro-ministro saharaui, Hamudi Bucharaya Beyun 


O enviado da ONU para o Sahara Ocidental, Staffan de Mistura, chegou esta tarde aos campos de refugiados saharauis.

De Mistura, nomeado em Outubro passado após dois anos de obstáculos, aterrou hoje no aeroporto de Tindouf de onde viajou para os acampamentos numa coluna automóvel escoltada pela segurança nacional saharaui. A sua primeira paragem foi o campo de Smara, o maior dos cinco campos criados desde 1975, onde foi recebido pela população refugiada e visitou uma escola e o hospital regional. Viajou então para Chahid El Hafed.

Neste contexto, o primeiro-ministro saharaui, Hamudi Bucharaya Beyun, recebeu esta tarde De Mistura. A reunião teve lugar na presença de Bachir Mustafa, Ministro Conselheiro da Presidência da República saharaui responsável pelos assuntos políticos, Sidi Mohamed Omar, representante da Frente Polisario nas Nações Unidas e coordenador com a MINURSO e Salek Saghir, Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.


No primeiro dia da sua visita, está também agendado um encontro com a delegação negociadora saharaui, funcionários da sociedade civil e membros do governo da RASD, antes de participar num jantar de gala esta noite na Casa de Convidados. O Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU reuniu também com representantes da juventude saharaui e das mulheres saharauis.


Amanhã, domingo, está marcado uma reunião com o líder da Frente Polisario e Presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) Brahim Ghali, e depois seguirá para Argel onde se encontrará com as autoridades argelinas antes de viajar no dia 19 de Janeiro para Nouakchott, a última paragem da sua visita.

Sem comentários:

Enviar um comentário