segunda-feira, 28 de março de 2022

Fosfatos: Israel participa no roubo dos recursos naturais do Sahara Ocidental


Porto de Ashdod, 40 km a sul de Tel Aviv, em Israel


Um carregamento de minerais fosfatados do Sahara Ocidental ocupado está prestes a ser desembarcado no porto de Ashdod, 40 km a sul de Tel Aviv, em Israel, denuncia esta segunda-feira a organização internacional Western Sahara Resource Watch (WSRW).

Segundo a organização, este é o "primeiro transporte registado de minerais fosfatados" desde a normalização das relações diplomáticas entre Marrocos e Israel em 2020.

A carga, que saiu do território saharaui ocupado a 17 de fevereiro no barco Keremcan Oba, com bandeira do Panamá, chegou ao seu destino por volta de 1 de março e tem estado à espera de ser descarregada desde então, informa a WSRW.

O navio, "contendo talvez cerca de 5.000 toneladas de rocha", está atualmente preso numa fila interminável, à espera de entrar no porto para descarregar.

A Western Sahara Resource Watch não sabe que empresa está por detrás destas importações. No entanto, recorda que a Ratio Petroleum é a única empresa israelita que concluiu hoje um acordo de exploração de hidrocarbonetos no Sahara Ocidental.

A organização salientou que tal exploração é contrária ao direito internacional, uma vez que se realiza sem ter em conta a vontade e os interesses do povo saharaui.

Sem comentários:

Enviar um comentário