quarta-feira, 13 de abril de 2022

Organizações japonesas querem a RASD representada na TICAD8


Os Amigos do Sahara Ocidental no Japão (Friends of Western Sahara Japan) e a Africa Japan From (AJF) divulgaram conjuntamente uma declaração sobre TICAD8. As duas organizações apelam ao governo japonês a convidar a República Árabe Saharaui Democrática a participar no TICAD8, que está agendado para Agosto de 2022 na Tunísia.

O TICAD significa Conferência Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento Africano. O Governo do Japão tem liderado esta conferência desde 1993, co-organizada pelas Nações Unidas, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Banco Mundial e Comissão da União Africana (CUA).

O TICAD8 terá lugar em África pela segunda vez após o Quénia ter acolhido um em 2016. À luz dos resultados da TICAD7 realizada em Yokohama em Agosto de 2019, o Japão continuará a apoiar fortemente o desenvolvimento em África.

O governo japonês deveria convidar os delegados da RASD para a TICAD8 tal como a União Europeia os convidou para a Cimeira UE-UA que se realizou em Bruxelas nos dias 17 e 18 de fevereiro deste ano. A UE não reconhece a RASD, mas respeita a decisão da UA de incluir todos os seus 55 estados membros na reunião. Se o governo japonês vê a UA como seu parceiro importante na TICAD, deve respeitar o princípio da UA – afirmam as duas organizações


Sem comentários:

Enviar um comentário