sábado, 21 de maio de 2022

Espanha: Congresso censura de novo a reviravolta de Pedro Sánchez no Sahara Ocidental

 


  • O Partido Popular acorda com a PNV (Partido Nacionalista Basco) em deixar cair a defesa da autodeterminação para votar a favor da iniciativa
  • PSOE e Unidas Podemos uma vez mais em rotura sobre a inversão da política externa


ABC - 18-05-2021 - Dias de divisões e confrontos entre PSOE e Unidas Podemos. O Congresso dos Deputados censurou esta quarta-feira, mais uma vez, a reviravolta do Presidentedo Governo Pedro Sánchez sobre o Sahara Ocidental e ratificou o seu apoio às resoluções sobre a antiga colónia espanhola. Tudo isto teve o apoio da Unidas Podemos que, mais uma vez, quebrou a unidade de voto com os Socialistas sobre esta questão. O flanco “roxo” (cor do Unidas Podemos) do Governo condena a "reviravolta histórica" do PSOE e Moncloa, e acusa os seus parceiros de se curvarem à "chantagem" de Marrocos sem sequer os informar os restantes partidos na Câmara Baixa.

A nova desaprovação surgiu na quarta-feira sob a forma de uma proposta não legislativa apresentada pelo PNV para ser debatida no Comité de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

O grupo basco considerou "necessário" que esse organismo se pronunciasse expressamente sobre a carta que Sánchez enviou a Mohamed VI aceitando uma maior autonomia de Marrocos sobre o Sahara, segundo palavras do Ministério dos Negócios Estrangeiros, como solução para o conflito que se arrasta há 45 anos.

La nueva desaprobación llegó este miércoles en forma de proposición no de ley registrada por el PNV para ser debatida en la comisión de Cooperación Internacional para el Desarrollo.

O PSOE votou contra esta iniciativa e o Unidas Podemos votou a favor, e o padrão de 7 de Abril foi repetido, quando o Congresso aprovou uma iniciativa da Unidas Podemos, ERC e Bildu nos mesmos termos e o PSOE ficou isolado.

Momentos antes, durante a sessão de controlo, o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares, tentou sem sucesso convencer a câmara de que é "normal" que o poder executivo tenha "nuances e opiniões diferentes", que tinham sido criticadas pelo PP por divisões sobre questões sensíveis de política externa. Não só sobre o Sahara, mas também sobre a ajuda à Ucrânia. As declarações de Albares não convenceram ninguém porque vieram após três confrontos muito fortes com o Unidas Podemos em menos de 24 horas: colidem com o regresso de Juan Carlos I a Espanha, com a lei "só sim é sim", e agora novamente com o Sahara.

Na exposição de motivos da iniciativa aprovada, a comissão censura a "nova posição unilateral" do governo e diz que "não é credível nem realista na resolução deste conflito de natureza política". Acusam também Sánchez de "quebrar o consenso necessário em questões de extrema importância de política externa ".

O Governo já fizera "fazer ouvidos de mercador" à moção sobre o Sahara Ocidental aprovada pelo Plenário do Senado em Março de 2021, quase por unanimidade - excepto por três votos da Vox-. Foi salientado que o conflito político saharaui "deveria constituir uma política de Estado distante e despojada de controvérsias e confrontos partidários, que de forma alguma favorece a necessária solução política". O PSOE argumentou durante o debate que Sánchez e Albares já tinham dado "explicações suficientes".

 

O PP pede para modificar um ponto

O PP apresentou na terça-feira uma alteração caísse a defesa do referendo sobre autodeterminação no texto inicial e assim poder apoiar a iniciativa do PNV. O segundo ponto incluía em princípio "o direito à autodeterminação do Sahara Ocidental e que este decida livremente o seu futuro através de um referendo, a única forma de encontrar uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceite pelas partes".

O Partido Popular sempre foi muito ambíguo quando se trata de tomar uma posição sobre o referendo, por isso propuseram um artigo alternativo e o grupo basco aceitou a fim de embaraçar o PSOE mais uma vez. Segundo a Europa Press, a redação final reconhece o apoio da comissão às resoluções da ONU e da missão encarregada de organizar o referendo para o Sahara (MINURSO) "na convicção de que só o diálogo, a negociação e o acordo em conformidade com o direito internacional" podem conduzir a uma solução.


Sem comentários:

Enviar um comentário