sábado, 21 de maio de 2022

Chefe do Estado-Maior do Exército saharaui anuncia a extensão da ofensiva às cidades saharauis ocupadas


Mohamed Luali Akeik


ECS. Bir Lehlu. | 21-005-2022 - l O Chefe do Estado-Maior do Exército de Libertação Saharaui (ELPS), Mohamed Luali Akeik, confirmou em declarações que a Segunda Guerra de Libertação do Sahara Ocidental será alargada às cidades saharauis ocupadas de El Ayoun, Smara, Dakhla e Bojador, indicando que serão lançadas operações de comando contra alvos marroquinos sem afectar os civis. O que supõe uma extensão da ofensiva.

Em declarações proferidas durante a cerimónia de graduação dos oficiais ELPS, o Chefe do Estado-Maior do Exército saharaui recordou que "a decisão de regressar à luta armada não exclui nenhuma região", sublinhando que "todos os territórios saharauis são um alvo legítimo para os combatentes do exército saharaui, tendo em conta as infra-estruturas e os pontos civis, de modo a não os atingir ou danificar". 

O líder militar saharaui confirmou que "a guerra será alargada no futuro às cidades ocupadas por Marrocos, uma vez que os saharauis imbuídos de um espírito patriótico estão plenamente preparados para realizar operações de comando no interior das cidades ocupadas contra alvos marroquinos".

Importa recordar que durante a primeira guerra do Sahara Ocidental (1975-1991), os combatentes saharauis conseguiram romper defesas tanto em El Aaiun como em Smara, libertando centenas de prisioneiros, destruindo quartéis marroquinos e linhas de abastecimento do exército marroquino.

Luali Akeik, um militar endurecido que lutou na primeira guerra do Sahara Ocidental, foi nomeado no ano passado por Brahim Ghali como Chefe do Estado-Maior e responsável por liderar a ofensiva terrestre do exército saharaui.

No final da sua intervenção, o comandante militar saharaui referiu que “29 anos de cessar-fogo fizeram os saharauis perder a confiança no Conselho de Segurança e na comunidade internacional".

Sem comentários:

Enviar um comentário