sábado, 25 de junho de 2022

27 migrantes mortos após tentativa em massa de saltar a vedação de Melilla

 


Agências | ECSaharawi

Ontem, sexta-feira 24 de Junho, o posto fronteiriço de Melilla (Espanha) viveu mais uma vez um episódio de extrema violência. Os últimos relatórios, segundo o El Mundo, falam de 27 migrantes subsaharianos e mais de 200 feridos. O assalto mostrou que nada mudou apesar da mudança de posição de Sánchez sobre o Sahara Ocidental. A única coisa que diferenciou este salto de há três meses atrás foi a nova relação com Marrocos, depois de Pedro Sánchez ter cedido à posição de Rabat sobre a autonomia da antiga colónia espanhola. Esta última ajudou esta sexta-feira quando a polícia marroquina utilizou violência extrema para evitar a ofensiva.

Dos 2.000 subsaharianos que desciam da montanha Gurugú esta sexta-feira de manhã, 133 conseguiram chegar a Espanha e estão agora no Centro de Estadia Temporária (CETI). O assalto à vedação (que tem 12 quilómetros de comprimento e seis metros de altura) ocorreu através da zona mais fraca, conhecida como "a peneira", pois é a única que está desprotegida por falta de vedações. Estes são os 3,5 quilómetros que compõem o segmento entre o Barrio Chino (onde se deu o salto de ontem) e Beni-Enzar.

O assalto maciço teve lugar nas primeiras horas da manhã de sexta-feira, depois de a Guardia Civil, de acordo com fontes do Instituto Armado consultado pelo jornal El Mundo, terem ameaçado fazê-lo durante toda a semana. Mais de 2.000 pessoas tinham descido dias antes do Monte Gurugú e se refugiado numa floresta perto de Nador para completar a sua entrada em Espanha. A primeira aproximação a Melilla, de acordo com as mesmas fontes, teve lugar às 6.40 da manhã, quando o alarme anti-intrusão do Comando Civil da Guarda foi ativado. Depois, por volta das 8.40 da manhã, mais de 500 pessoas conseguiram chegar ao portão de acesso ao posto de controlo fronteiriço de Chinatown e arrombaram a porta.

 

O número de mortos sobe para 27

A tragédia, a maior da história da cerca de Melilla, que custou a vida a pelo menos 27 imigrantes, foi uma batalha que durou mais de meia hora e na qual as forças marroquinas utilizaram uma dureza e uma quantidade de meios nunca antes vista, de acordo com fontes policiais espanholas.

Numa tentativa de dispersar as multidões que se amontoavam para entrar pela zona do Barrio Chino de Melilla, as forças marroquinas saíram, com violência a sangue e fogo. Alguns estavam mortos, outros moribundos, outros gravemente feridos.

Segundo Marrocos, os sub-saharianos terão morrido numa avalanche antes do assalto à fronteira, quando agentes marroquinos tentaram dispersar os quase 2.000 migrantes que se aproximavam da cerca dupla. Centenas de subsaharianos, na pressa, acabaram por cair num curso de água onde pelo menos seis deles morreram por esmagamento ou asfixia. Nenhum funcionário espanhol viu este evento, localizado num barranco ao lado da vedação.

Imagens nos meios de comunicação social mostraram uma batalha sangrenta, com pedras e outros objetos a serem atirados e material de motim a ser utilizado durante o primeiro ataque em massa de migrantes desde que Rabat e Madrid puseram fim à crise diplomática entre os dois países em março.

 



Sánchez elogia a ação de Rabat

A entrada em massa ocorre apenas dois meses após a histórica mudança de posição do primeiro-ministro Pedro Sánchez sobre o Sahara Ocidental, que levou à normalização das relações entre Espanha e Marrocos. A ação surge também na véspera da cimeira da NATO em Madrid (29 e 30 de Junho), uma reunião ao mais alto nível em que a Espanha propõe que a Aliança Atlântica garanta a segurança de Ceuta e Melilla face às "ameaças do flanco sul".

"Marrocos também sofre de pressão migratória e as suas forças de segurança têm trabalhado arduamente para impedir o violento ataque à cerca. Tem sido um trabalho extraordinário da parte das forças de segurança espanholas e marroquinas impedir um ataque violento que põe em causa a nossa integridade territorial. Foi um ataque bem organizado e bem conduzido, mas também um ataque bem resolvido. Marrocos é um parceiro estratégico de Espanha", disse o primeiro-ministro espanhol, quando ainda não tinham sido confirmadas mortes do lado marroquino, embora já circulassem relatórios.

Na mesma linha, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares, agradeceu às forças de segurança espanholas o seu trabalho e a cooperação da gendarmeria marroquina na imposição do respeito pela soberania no muro de Melilla. "Gostaria de reconhecer o trabalho das Forças de Segurança do Estado que defendem a soberania de Espanha e a nossa integridade territorial, e que o demonstraram mais uma vez na cerca de Melilla", disse Albares a um pequeno grupo de jornalistas após uma conferência sobre segurança alimentar em Berlim.

"Reconhecemos também o trabalho e a cooperação da gendarmaria marroquina sem cuja cooperação não teríamos sido capazes de lutar tão eficazmente hoje contra as máfias que traficam seres humanos e que traficam o desejo das pessoas de um futuro melhor e o seu desespero para chegar à Europa", acrescentou ele.


Sem comentários:

Enviar um comentário