domingo, 12 de junho de 2022

Parlamento britânico: Conferência apela à intensificação dos esforços para a independência do povo saharaui

 


Londres 10-06-2022 | APS - Os participantes na conferência de solidariedade com o povo saharaui, organizada na quarta-feira pelo Parlamento britânico, salientaram a necessidade de intensificar os esforços para levar o ocupante marroquino a cumprir a legalidade internacional e permitir ao povo saharaui exercer o seu direito à autodeterminação e à independência, apelando à proteção internacional urgente dos saharauis nas cidades ocupadas.

A conferência sob o tema "Direito à autodeterminação e independência do povo saharaui", contou com a participação de deputados do Reino Unido, diplomatas saharauis, membros do Movimento de Solidariedade, e ativistas estrangeiros e saharauis.

O trabalho desta conferência começou com a intervenção da ativista americana Ruth McDonough, que deu um testemunho vivo do que viveu durante os três meses que passou com a ativista saharaui Sultana Khaya, sob o bloqueio militar e as repetidas agressões dos serviços de segurança do Estado de ocupação marroquino, lançando a este respeito "um apelo urgente à proteção internacional dos direitos humanos nos territórios saharauis ocupados".

Pela sua parte, a ativista britânica Beccy Allen falou da sua experiência na defesa dos direitos do povo saharaui, salientando as difíceis condições de vida nos campos de refugiados saharauís e a trágica situação nos territórios saharauis ocupados devido à ocupação e ao bloqueio militar imposto desde Outubro de 1975.

Por seu lado, Ken Ritchie, membro da associação britânica "Campaign for Western Sahara", relatou a sua experiência pessoal no acompanhamento da luta do povo saharaui desde os anos 70, e lançou um apelo direto ao governo britânico para trabalhar pelo respeito dos seus princípios e valores democráticos, contribuindo para a organização do referendo de autodeterminação do povo saharaui, o que foi solicitado pelo Conselho de Segurança nas suas resoluções relevantes.

O ativista saharaui, Ali Salem, salientou o papel da juventude saharaui na defesa dos direitos do seu povo e da sua dignidade, apesar das condições complexas, convidando-os a conjugar esforços para fazer ouvir a voz do povo saharaui.

Relativamente à situação nos territórios saharauis ocupados, a ativista saharaui Sultana Khaya e o jornalista Mohamed Miyara referiram "a crise dos direitos humanos nas cidades ocupadas e a terrível escalada de atos de repressão contra civis saharauis", castigando os horríveis métodos da máquina repressiva marroquina: cercos, represálias, campanhas de difamação, julgamentos simulados, expulsões e restrições à liberdade de circulação e reunião.

A nível diplomático, o representante da Frente Polisario na Europa e para a União Europeia, Oubi Bouchraya Bachir, voltou no seu discurso aos recentes desenvolvimentos da causa saharaui, especialmente após a violação do cessar-fogo por Marrocos que levou ao regresso da guerra na região.

Oubi Bachir culpou a comunidade internacional pelo fracasso do processo de paz que, disse ele, "fez vista grossa ao fracasso da potência ocupante em cumprir todas as suas obrigações internacionais.

O embaixador saharaui saudou igualmente "a vontade do Reino Unido de apoiar o direito do povo saharaui à autodeterminação", desejando que "desempenhe um papel mais eficaz na aceleração da descolonização do Sahara Ocidental".

A Frente Polisario "está pronta a contribuir para encontrar uma solução justa, duradoura e definitiva para a questão saharaui no quadro do direito internacional e do respeito pelo direito inalienável e imprescindível do povo saharaui à autodeterminação", afirmou.



No final da conferência, o representante da Frente Polisario no Reino Unido, Sidi Breika, saudou os esforços feitos pelo movimento de solidariedade e pelo grupo parlamentar britânico, apelando à intensificação dos contactos com a sociedade e os órgãos políticos e sindicais britânicos a fim de encorajar o Reino Unido, enquanto membro do Conselho de Segurança, a exercer pressão sobre o ocupante marroquino para que cumpra o direito internacional e aplique as resoluções pertinentes da ONU.

A Conferência de Londres encerrou este sábado com uma manifestação frente à embaixada marroquina no Reino Unido para reivindicar o direito do povo saharaui à liberdade e independência.


Sem comentários:

Enviar um comentário