domingo, 14 de agosto de 2022

Guerra no Sahara Ocidental – 30 de Julho a 12 de Agosto



De 30 de Julho a 08 de Agosto de 2022, os combates do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) prosseguiram no teatro de guerra do Sahara.

Destaque para os intensos ataques contra os Postos de Observação das forças de ocupação marroquinas nºs 101, 181 e 191 no muro militar, todos na região de Mahbes, o segundo dos quais, na zona de Grarat Alatàsa, foi inteiramente destruído. Referência também à intensificação dos combates no sul do território, nomeadamente na região de Auserd.

Nestes últimos 14 dias tiveram lugar um total de 45 ataques de artilharia, obuses e foguetes contra o dispositivo militar das Forças Armadas Reais marroquinas de ocupação ao longo do muro. Destes, 23 ocorreram na zona de Oued Draa (nordeste do Sahara Ocidental - 19 na região de Mahbes e 04 na região de Farsia); 03 ataques na zona de Saguia El Hamra (norte/centro do SO), todos na região de Houza; por último 19 do total de ataques tiveram lugar na  zona sul do SO, em Rio de Oro, dos quais 04 na região de Oum Dreiga e 15 na região de Auserd.

Fontes: SPS

(mais informação ver “WESTERN SAHARA WAR ARCHIVE” [https://www.westernsahara-wa.com/] elaborado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto)


Sem comentários:

Enviar um comentário