sábado, 17 de setembro de 2022

SADC reitera apoio ao direito do povo saharaui à autodeterminação e independência

 

Malainin Mohamed, embaixador da RASD junto da SADC
e o Embaixador Joseph Nourrice

Gaborone (Botsuana) 16 de Setembro de 2022 (SPS) - O Secretário Executivo Adjunto da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Embaixador Joseph Nourrice, reiterou o apoio da SADC ao direito do povo saharaui à autodeterminação e independência.

O Secretário Executivo Adjunto recebeu no dia 14 de dezembro o Embaixador Saharaui no Botswana e Representante Permanente junto da SADC, Malainin Mohamed, que lhe fez uma chamada de cortesia na altura em que aquele se despede da liderança da organização.

O Embaixador Joseph Nourrice lembrou a posição da SADC em relação ao direito do povo saharaui à autodeterminação e independência, em linha com a decisão dos Chefes de Estado e de Governo da SADC tomada durante a Conferência de Solidariedade realizada em março de 2019.

Por seu lado, o Embaixador Malainin apreciou o firme apoio da SADC à República Saharaui, sublinhando a necessidade de continuar a desenvolver as relações bilaterais e a colaboração a todos os níveis possíveis.

Felicitou a SADC por acolher com sucesso a 42ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo realizada em Kinshasa, na República Democrática do Congo, a 17 de agosto de 2022.

O diplomata saharaui informou o seu anfitrião sobre os últimos acontecimentos na região, condenando a persistente violação marroquina do direito internacional e do direito internacional humanitário no território.

Assegurou também a prontidão do seu país para continuar a trabalhar em estreita colaboração com a SADC para promover a paz e a estabilidade no continente africano. (SP)

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (CDAA; em inglês, Southern Africa Development Community, SADC), é uma organização inter-governamental criada em 1992 e dedicada à cooperação e integração socio-económica, bem como à cooperação em matérias de política e segurança, dos países da África Austral. São dela membros os seguintes países: África do Sul, Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Essuatíni, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e  Seicheles.

(SPS)



Sem comentários:

Enviar um comentário