sábado, 29 de outubro de 2022

Abdallah Abbahah, preso político do grupo Gdeim Izik, vítima de represálias na prisão de Tiflet2


Porunsaharalibre – 28-10-2022 - Abdallah Abbahah, prisioneiro político saharaui do grupo Gdeim Izik foi mais uma vez vítima de represálias das autoridades marroquinas na prisão Tiflet2, perto de Rabat.

Foi sujeito a maus tratos, intimidação e ameaças pelas autoridades marroquinas e nomeadamente por um guarda que também maltratou outro prisioneiro do grupo, Mohamed Lamin Haddi, segundo a advogada Olfa Ouled.

Os maus tratos de Abbahah intensificaram-se após a última atualização da sua situação enviada pela sua advogada Olfa Ouled ao Comité contra a Tortura das Nações Unidas (CAT).

“É sem dúvida uma represália contra o meu cliente devido ao processo que ele tem na CAT e ao facto de eu continuar a acompanhar o seu caso e a atualizar o Comité até que as decisões deste mecanismo da ONU sejam implementadas. O Sr. Abbaha anunciou que se recusará a deixar a sua cela para tomar banho e o pouco tempo de pátio que lhe é permitido devido a ameaças à sua vida por parte de funcionários prisionais. Assim, não só ficará na sua cela 24 horas por dia em vez das 23 horas a que foi obrigado, como também fará uma greve de protesto sob a forma de jejum durante 48 horas”.

Abbahah, condenado a prisão perpétua, tem sido continuamente vítima de tortura, solitária prolongada, negligência médica e maus-tratos.

O preso político foi arbitrariamente detido em 2010 e condenado em 2013 a prisão perpétua por um tribunal militar marroquino, uma sentença que foi novamente mantida num julgamento civil em 2017. Em ambos os julgamentos, as autoridades marroquinas apenas apresentaram os ficheiros verbais como “prova”, tendo todas as declarações sido negadas por Abbahah, que foi torturado durante dias com o único objectivo de obter falsas confissões.

Em 2018 a advogada Olfa Ouled, que defendeu os prisioneiros políticos deste grupo no julgamento civil, apresentou uma queixa ao Comité contra a Tortura (CAT) das Nações Unidas em nome de Abdallah Abbahah, denunciando a tortura a que foi sujeito.

O CAT emitiu imediatamente medidas urgentes destinadas a proteger a integridade física e psicológica da Abbahah.

Na sua decisão, a CAT considerou que a não aplicação da medida provisória constituía uma violação das obrigações marroquinas relativamente à própria Convenção e ao seu mecanismo que permite aos indivíduos preencher uma queixa contra o Reino.


Sem comentários:

Enviar um comentário