sábado, 8 de outubro de 2022

Declaração da Frente POLISARIO sobre a questão do Sahara Ocidental perante o Comité Especial Político e de Descolonização da ONU

 


 


Embaixador Sidi Mohamed Omar

Representante da Frente POLISARIO nas Nações Unidas Coordenador com a MINURSO

 

Nova Iorque, 6 de outubro de 2022

 

Sr. Presidente

Distintos Representantes e Delegados dos Estados Membros

Senhoras e senhores

É um prazer para mim tomar novamente a palavra para me dirigir ao Comité Especial Político e de Descolonização em nome da Frente POLISARIO, o legítimo e único representante do povo do território não autónomo do Sahara Ocidental, em conformidade com as resoluções pertinentes da Assembleia Geral.

 

Sr. Presidente

Minhas Senhoras e Meus Senhores

O tempo não permite fornecer uma descrição detalhada da situação atual do Território Não Autónomo do Sahara Ocidental, que tem estado na agenda deste Comité desde 1963.

Gostaria, contudo, de vos dizer em alto e bom som que o povo saharaui, que olha para as Nações Unidas como o guardião e defensor dos direitos dos povos à autodeterminação, já tiveram o suficiente das muitas promessas que não são cumpridas e as muitas resoluções que permanecem palavras desacompanhadas de ações.

A continuação da ocupação ilegal de partes do Sahara Ocidental por Marrocos desde 1975 e as flagrantes tentativas do Estado ocupante de impedir a descolonização do Território e impor à força um facto consumado nos territórios saharauis ocupados são motivo de vergonha e representam um insulto à Carta das Nações Unidas e a tudo o que este Comité representa.

Por conseguinte, chegou o momento de este Comité e as Nações Unidas traduzirem as suas resoluções em ações e tomar medidas concretas para acelerar a descolonização da última colónia restante em África.

Padrões duplos, seletividade e complacência face à lógica de força já não podem ser toleradas na ordem internacional baseada em regras que as Nações Unidas representam e que vós, Estados Membros, estimais e defendeis.

 

Sr. Presidente

Minhas senhoras e meus senhores,

O povo do Território Não Autónomo do Sahara Ocidental é vítima de uma injustiça persistente que não deve ser tolerada por mais tempo. A brutalidade e opressão indescritíveis a que os civis saharauis estão a ser sujeitos diariamente no Sahara Ocidental ilegalmente ocupado, às mãos das forças de segurança marroquinas apelam urgentemente a uma posição firme e a uma ação das Nações Unidas e da comunidade internacional.

Para concluir, gostaria de reiterar que a Frente POLISARIO continua plenamente empenhada em alcançar uma solução pacífica e duradoura para o a descolonização do Sahara Ocidental.

Na sua Resolução 2983 (XXVII) de 14 de dezembro de 1972, a Assembleia Geral reafirmou a legitimidade da luta dos povos coloniais e a sua solidariedade e o seu apoio ao povo do Sahara Ocidental na sua luta pela autodeterminação e independência.

Hoje, o povo saharaui diz-lhe mais uma vez e em voz alta e clara que nunca renunciará ao seu direito inalienável e não negociável à autodeterminação e independência e que continuará a usar todos os meios legítimos para defender os seus direitos.

Agradeço-vos pela vossa atenção.



Sem comentários:

Enviar um comentário