domingo, 9 de outubro de 2022

Lista confidencial de lobistas marroquinos utilizados na sede da ONU em Nova Iorque para encobrir a ocupação do Sahara Ocidental


Nova Iorque (ECS) - Documentos internos do governo marroquino foram divulgados mostrando o processo de compra de lobistas, a qual é supervisionada e implementada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do país ocupante em conjunto com os serviços secretos estrangeiros de Marrocos (DGED).

Os documentos confidenciais agora divulgados revelam a dotação financeira para cada pessoa utilizada, a sua tarifa aérea de ida e volta e o número de dias da sua estadia num hotel em Nova Iorque, com o objetivo expresso de lavar a ocupação militar dos territórios ocupados da República Saharaui pelo Reino de Marrocos.

Estes indivíduos intervieram ou irão intervir nas sessões do Quarto Comité da Assembleia Geral da ONU, bem como no debate anual sobre questões de descolonização, que inclui, sem surpresa, a última colónia africana que Marrocos se esforça por descrever como um conflito "artificial".

As declarações apresentadas pelos lobistas acima mencionados não têm qualquer valor jurídico ou político.




A operação, tal como utilizada pelos serviços secretos marroquinos, tornou-se assim a antítese daquilo para que foi criada. O importante é que as embaixadas dos países em Nova Iorque estejam bem conscientes da imensa situação difícil em que Marrocos se encontra, e o que está a custar a este pobre país uma pesada factura anual por uma inútil e até contraproducente operação de propaganda.

No entanto, os principais países e um grande número de membros da ONU que seguem a causa saharaui sabem que cada uma das várias agências marroquinas tem uma lista de agentes que adquirem em seu nome através de um envelope de dinheiro que guardam e utilizam apenas uma pequena parte dele neste processo que se tornou o motivo de riso ano após ano nos corredores diplomáticos de Nova Iorque.

Nesta operação de inteligência e influência, Marrocos trabalha todos os anos em a financiar a fim de semear a confusão a nível da opinião pública internacional, utilizando agentes para divulgar a sua conhecida propaganda destinada a colocar todo o tipo de rótulos e acusações contra a luta nacional travada pelo povo saharaui liderada pelo seu legítimo e único representante, a Frente Popular para a Libertação de Saguia El Hamra e Rio de Oro (POLISARIO).

Os documentos confidenciais recentemente divulgados provam a estupidez e imprudência do país ocupante face à rejeição generalizada pela comunidade internacional de qualquer soberania do Reino de Marrocos sobre o Sahara Ocidental e o seu apego aos direitos do povo saharaui à autodeterminação e à independência.


Sem comentários:

Enviar um comentário