domingo, 16 de outubro de 2022

Marrocos: ONU considera a detenção do jornalista Soulaimane Raissouni "arbitrária"



Preso desde maio de 2020, foi condenado em recurso em Fevereiro de 2022 a cinco anos de prisão por "agressão sexual" contra um activista LGBT+, factos que ele contesta.


Le Monde com AFP - 12 de Outubro de 2022


A detenção do jornalista marroquino Soulaimane Raissouni é "arbitrária" e deve ser libertado "imediatamente", afirma um grupo de trabalho da ONU em parecer consultado terça-feira, 11 de outubro pela AFP. Preso desde maio de 2020, Raissouni foi condenado em recurso em fevereiro de 2022 a cinco anos de prisão por “agressão sexual” contra um jovem ativista LGBT+, factos que ele contesta.

Este ex-editor do jornal de língua árabe Akhbar Al Yaoum afirma ter sido processado "por causa de suas opiniões". Seus partidários denunciaram um "julgamento político". Após uma revisão de seu caso, o Grupo de Trabalho da ONU sobre Detenção Arbitrária concluiu que "as violações do direito a um julgamento justo são de tal gravidade que tornam a detenção do Sr. Raissouni arbitrária".


"Viva preocupação"

O grupo "defende que a medida adequada é a liberação imediata" do jornalista e "expressa sua profunda preocupação com seu bem-estar físico e psicológico", segundo um comunicado enviado à AFP por um comité de solidariedade com Raissouni.

O jornalista marroquino fez greve de fome de abril a agosto de 2021, o que lhe deixou "profundas sequelas", segundo especialistas da ONU. Ele não compareceu à maior parte de seu julgamento de primeira instância – entre fevereiro e julho de 2021 – devido a essa greve de fome de 122 dias.

Ele havia sido preso dois dias após a publicação de um editorial em que criticava as autoridades pelo excesso de zelo na aplicação da legislação sobre o estado de emergência durante a pandemia de Covid-19. Segundo o grupo de trabalho da ONU, o editorial em questão “entra no âmbito da liberdade de expressão”. Raissouni "está detido por exercer pacificamente esse direito". Para as autoridades marroquinas, por outro lado, a acusação "não tem nada a ver com o seu trabalho jornalístico".

Dois outros jornalistas marroquinos, Omar Radi e Taoufik Bouachrine, também foram condenados a penas de prisão pesadas por agressões sexuais que negam. O Sr. Radi, cujo julgamento de apelação está pendente, também é acusado de “espionagem”. Marrocos ocupa o 136º lugar entre 180 países no índice mundial de liberdade de imprensa compilado pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF).


Sem comentários:

Enviar um comentário