domingo, 13 de novembro de 2022

Milhares nas ruas de Madrid exigem o referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental




Manifestação da comunidade saharaui em Espanha e do Movimento de Solidariedade espanhol percorreu o centro de Madrid para exigir o referendo de autodeterminação que se encontra pendente há 47 anos



Madrid (ECS).- O apoio de Sánchez à via marroquina provocou indignação e um sentimento de traição entre os saharauis, que rejeitam em absoluto fazer parte do Reino de Marrocos e mantêm a sua vontade de realizar um referendo para criar o seu próprio Estado. O abandono da neutralidade por parte do governo espanhol na questão do Sahara Ocidental e do seu povo abalou toda a comunidade saharaui. A Coordenadora estatal de Asociaciones Solidarias con el Sahara (CEAS-Sahara) convocou para este sábado em Madrid uma manifestação sob o lema "No nos callaran! Sahara libre ya!" em apoio à autodeterminação do povo saharaui e pela rejeição da viragem injustificável de Sánchez e do seu governo de coligação.

A manifestação, "a mais importante e significativa" das que se realizaram em Espanha, segundo os organizadores, começou ao meio-dia de sábado a partir da rua Atocha, para avançar para a Praça Central de Santa Ana.



Solidariedade e apoio à causa saharaui

O objectivo desta marcha foi mostrar apoio e solidariedade com o povo saharaui, "exigir a realização urgente do referendo de autodeterminação tantas vezes bloqueado por Rabat, denunciar a exploração dos seus recursos naturais através de acordos ilegais entre a UE e Marrocos" e "pedir o envolvimento direto do governo espanhol na solução justa e definitiva do conflito", entre outras coisas.

Rejeição total ao plano de autonomia marroquino

Na sua declaração, a CEAS-Sahara expressou a sua rejeição e condenação da decisão do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, de apoiar o plano de autonomia marroquina para o Sahara Ocidental, "ignorando deliberadamente o dever e a responsabilidade da Espanha como potência colonizadora".

Além disso, a Coordenadora estatal de apoyo ao Sahara descreve sa pirueta "como uma decisão contrária à legalidade internacional e à vontade da maioria dos cidadãos espanhóis que exigem para o povo saharaui o exercício efetivo do seu direito inalienável à autodeterminação".



A inversão de marcha de Sánchez

De acordo com o manifesto CEAS-Sahara, a "viragem radical" de Sánchez é "irresponsável, contrária ao direito internacional e ao próprio sistema jurídico democrático do Estado". Além disso, "está a ter repercussões muito negativas para o povo saharaui", além de ter afectado a relação com a Argélia.

O CEAS-Sahara, além de reiterar o seu "apoio incondicional" à autodeterminação do povo saharaui, exorta os partidos políticos espanhóis a "exercer toda a pressão necessária para que o Estado espanhol promova efetivamente o processo inacabado de descolonização do Sahara Ocidental".

Apelaram também "a todos os cidadãos e organizações sociais a mobilizarem-se para inverter a decisão do Primeiro Ministro espanhol e assim reparar tantos anos de sofrimento que a ocupação, repressão e exílio do povo saharaui estão atualmente a causar injustamente".


Sem comentários:

Enviar um comentário