quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Presidente do México reitera o seu apoio à República Árabe Saharaui Democrática




Cidade do México (México), 16 de Novembro de 2022 (SPS)- Na sua conferência de imprensa da manhã de 7 de Novembro, o Presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador demonstrou novamente o seu total apoio ao povo saharaui e ao seu direito à autodeterminação.

"Temos a mesma política de autodeterminação dos povos", disse, recordando que o México reconhece a República Árabe Saharaui Democrática desde 1979.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a tratar desta questão. E se necessário, o México, através da sua política externa, fará uma declaração", disse o presidente em resposta às perguntas dos jornalistas.

Questionado diretamente se o seu apoio à República Saharaui é "firme", o presidente mexicano declarou categoricamente que "Sim", que é uma política de Estado com continuidade no tempo: "(apoio) já foi expresso desde os anos 70, a mesma política vai continuar".




O México foi o segundo país latino-americano a estabelecer relações com a RASD, com o qual mantém relações diplomáticas históricas; a embaixada saharaui no México é uma das mais importantes da região. O apoio mexicano à autodeterminação é uma posição mantida pelos governos dos sucessivos partidos no poder. 

O Presidente López Obrador recebeu o seu homólogo saharaui Brahim Ghali na sua tomada de posse em 2019. Durante a sua visita ao país asteca, Ghali foi recebida pelo Senado da República e teve um dia intenso de trabalho com políticos e a sociedade civil.


Sem comentários:

Enviar um comentário