France Inter - Sábado 11 março 2023
Suspeitas de corrupção no Parlamento Europeu: atrás do Qatar, Marrocos
Por Benoît Collombat, Radio France Investigation Unit, Pauline Hofmann, Le Soir
Vários membros do Parlamento Europeu são suspeitos de corrupção. Em troca de malas de dinheiro e outros benefícios, alegadamente influenciaram as decisões das instituições europeias a favor do Qatar e de Marrocos.
Com
Jornalista Benoît Collombat da unidade de investigação da Radio France
Jacques Monin jornalista francês
Unidade de investigação da Radio France Produção de investigações na Radio France
Em 2021, os serviços secretos belgas são alertados por cinco serviços secretos europeus: uma rede de corrupção está alegadamente a funcionar no seio das instituições europeias. Após um ano de investigação, os serviços secretos belgas suspeitam que o antigo eurodeputado Pier Antonio Panzeri tenha sido o chefe de uma vasta rede de interferência e corrupção. Ao lado do eurodeputado italiano Andrea Cozzolino e do adido parlamentar Francesco Giorgi, recebeu alegadamente malas de dinheiro de potências estrangeiras, nomeadamente do Qatar e de Marrocos.
Rabat queria incluir o Sahara Ocidental nos acordos comerciais com a União Europeia. Por seu lado, o Qatar, que foi criticado durante os preparativos para o Campeonato Mundial de Futebol de 2022, procurou acima de tudo melhorar a sua imagem junto da instituição.
35’ (em Francês) de uma reportagem bem feita e bem documentada
Sem comentários:
Enviar um comentário