sábado, 25 de novembro de 2023

47.ª EUCOCO em Toledo a 1 e 2 de dezembro

 


Toledo acolherá a 47ª edição da Conferência Europeia de Apoio e Solidariedade com o Povo Saharaui, conhecida como EUCOCO, nos dias 1 e 2 de dezembro de 2023. Este evento, considerado um dos mais importantes encontros mundiais de solidariedade com o Sahara Ocidental, tem sido realizado continuamente desde 1975, quando o conflito começou, e tem lugar numa cidade diferente a cada ano.

O EUCOCOCO reunirá delegados de toda a Europa e também de outros países fora do continente europeu. Os organizadores sublinham que este evento se tornou a reunião anual mais importante do Movimento Europeu de Solidariedade com o Povo Saharaui. O evento reune membros da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), representantes de instituições e partidos europeus, académicos, juristas e uma vasta comunidade de movimentos de solidariedade.

Este encontro, que se realizou no ano passado em Berlim, constitui uma ocasião preciosa para avaliar a situação atual e elaborar um plano de trabalho a curto e médio prazo em diversos domínios. Para isso, serão realizados quatro workshops, cada um deles centrado nas principais linhas de ação da Frente POLISARIO e da República Saharaui:

Consolidação do Estado saharaui: Este seminário centra-se nos esforços necessários para reforçar a RASD e as suas instituições. Contará com a presença das mais altas autoridades políticas e representantes de organizações amigas com o objetivo de promover acções para reforçar as instituições saharauis e consolidar a sua presença internacional.

Direitos do Homem: Especialistas em direito internacional e ativistas reunir-se-ão para avaliar a situação do povo saharauí nas zonas ocupadas e chegar a acordo sobre um plano de denúncia internacional destinado a chamar a atenção para a situação dos presos políticos detidos pelo regime de ocupação.

Informação e política: Este seminário tem por objetivo sensibilizar a opinião pública internacional para a luta do povo saharaui. O seu principal objetivo é promover a solidariedade internacional com o povo saharaui, realçando a importância da causa saharaui na cena mundial.

Recursos naturais: Será abordada a batalha jurídica contra a exploração dos recursos naturais na região, destacando as importantes acções da Frente POLISARIO junto do Tribunal de Justiça da União Europeia para pôr termo à pilhagem dos recursos naturais do povo saharaui por Marrocos.

Sem comentários:

Enviar um comentário