domingo, 17 de dezembro de 2023

AAPSO solidária com o Povo da Palestina


Em frente à Embaixada de Israel

O conjunto dos militantes da Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental participou ontem no Cordão Humano pela Palestina, organizado pela PLATAFORMA UNITÁRIA DE SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA.

No final do evento a AAPSO proferiu uma pequena intervenção a convite da organização. Eis o seu teor :



VEMOS, OUVIMOS E LEMOS!

(Muito de nós ainda se lembram da canção do Francisco Fanhais e do poema de Sophia de Mello Breyner)

A linguagem do terror das bombas, que reduzem a cinzas a carne das crianças, na Palestina, entram a todo o momento pelas nossas televisões.

NÃO PODEMOS IGNORAR.

Esta deshumanidade em directo apela-nos a estar aqui e a demonstrar a nossa solidariedade para com este povo mártir que foi expulso da sua terra e a quem, hoje, as forças mais

tenebrosas do Sionismo querem conduzir a um terrível Holocausto.

Há muito que acompanhamos a luta de libertação do Povo do Sahara Ocidental, a última Colónia de África. Um pequeno povo, aqui tão próximo de nós, abandonado em 1975 pela Espanha à ânsia expansionista do regime de Marrocos.

Os Saharauis, tal como os Palestinianos, vivem também o dramático quotidiano da ocupação, da repressão, das prisões, dos «desaparecimentos», da sobrevivência em perenes campos de refugiados, do exílio e da diáspora.

A visibilidade mundial desta enorme tragédia a que assistimos em Gaza não deixa, porém, muita gente indiferente. Gente de todas as latitudes, de todos os credos, inclusive no interior de Israel e na sociedade do seu principal aliado: os EUA!..

Cada vez, mais e mais, há um crescente clamor contra o horror organizado nas altas cúpulas do Estado Sionista e contra a cumplicidade de que beneficiam dos políticos que nos governam. Embora sem muitas armas para intervir nesta luta desigual, há pelo menos uma que temos ao nosso alcance. O VOTO! Use-mo-lo em todos os actos eleitorais, nacionais ou europeus, para castigar todos aqueles que são cúmplices ou defensores deste morticínio. Os nossos políticos receiam-no...

Tal como Martin Luther King: WE HAVE A DREAM!

Temos o sonho de poder ver Palestinianos e Israelitas viverem lado a lado em paz e cooperação. Temos o sonho de ver os milhares de milhões de euros e dólares desperdiçados nas indústrias de guerra serem aplicados no desenvolvimento dos povos e na erradicação da fome e da emigração generalizada.

Temos o Sonho de ver o Estado Palestiniano e o Estado Saharaui como agentes activos no concerto das Nações e factores de paz nas regiões onde se inserem.

Temos esse sonho!

Lutemos, JUNTOS, para que o possamos concretizar!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário