![]() |
| Nasser Bourita e a Tanja Fajon, na capital eslovena |
O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Nasser Bourita, esteve na sexta-feira na Eslovénia, proveniente de Espanha, para uma visita de inauguração da embaixada eslovena em Rabat e da embaixada marroquina em Liubliana, prevista para o final do ano, segundo um comunicado do Ministério esloveno dos Negócios Estrangeiros.
Bourita e a sua congénere eslovena anunciaram a abertura das embaixadas durante a visita do ministro a Rabat em junho passado. “Saúdo calorosamente a abertura conjunta das embaixadas em Liubliana e Rabat, prevista para o final do ano, que marca um novo capítulo nas nossas relações”, declarou a Ministra dos Negócios Estrangeiros eslovena, Tanja Fajon, numa conferência de imprensa conjunta.
Os dois ministros abordaram vários temas, entre as quais a situação em Gaza, Médio e Ucrânia.
Sobre a questão do Sahara Ocidental, a Ministra dos Negócios Estrangeiros eslovena sublinhou o apoio de longa data da Eslovénia ao processo de paz liderado pela ONU para alcançar uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável, baseada num compromisso e tendo em conta o direito à autodeterminação do povo do Sahara Ocidental, em conformidade com as resoluções pertinentes da ONU e com os princípios e objectivos da Carta das Nações Unidas.
Fajon acrescentou que a Eslovénia apoia o trabalho da missão da ONU para o referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) e os esforços do enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU, Staffan de Mistura, e reafirma o seu apoio ativo aos seus esforços para fazer avançar o processo político com base nas resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU.

Sem comentários:
Enviar um comentário