terça-feira, 13 de maio de 2025

A Guerra no Sahara Ocidental de 01 a 30 de abril

Foto de Pash Magid e Andrea Prada Bianchi

O Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) prosseguiu a guerra de desgaste e usura (humano e material) contra o dispositivo militar marroquino de ocupação no Sahara Ocidental. As operações centraram-se no último mês particularmente na região norte do Oued Draa, em especial na zona de Mahbes; e na região central do Sahara Ocidental, o Saguia El Hamra, na zona de Guelta.

 

Operações militares em abril

02 de abril - Destacamentos do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS),bombardearam várias bases entrincheiramentos inimigos instalados nas regiões de Icharak Lagrab e Icharak Assadra, no setor de Guelta, região de Saguia El Hamra, na zona central do Sahara Ocidental.

04 de abril - unidades do ELPS atacaram um posto de comando militar marroquino no setor de Guelta e um ponto de apoio do exército ocupante na zona de Chrak Taùrta, no mesmo sector.

07 de abril - Forças do exército saharaui efetuaram um bombardeamento concentrado contra posições da artilharia inimiga, instaladas na região de Guerat Uld Blal, no setor de Mahbes, no extremo nordeste do SO, na região de Oued Draa.

10 de abril - Unidades dO ELPS atacaram várias posições marroquinas de ocupação instaladas no setor de Guelta, causando consideráveis perdas humanas e materiais. Os alvos foram a sede de comando de um batalhão de infantaria do exército de ocupação instalado na região de Lazraziyat e um ponto de apoio inimigo situado na região de Acharak Lagrab, ambos no setor de Guelta.

11 de abril - Unidades do Exército Saharaui (ELPS) atacaram uma base do ocupante marroquino na zona de Laagad, no setor de Mahbes. Assim como outros pontos de intervenção e apoio das FAR marroquinas também no sector de Mahbes, causando baixas nas fileiras do exército de ocupação

16 de abril - Forças do ELPS atacaram várias posições das forças ocupantes marroquinas na região de Rus Dirit, no sector de Hauza, região do Saguia El Hamra, causando baixas humanas e materiais ao inimigo.

23 de abril - Forças saharauis bombardearam posições entrincheiras e bases de apoio inimigas na região de Arkeiyaz, no sector de Guelta, no centro do Sahara Ocidental.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário